Diário de São Paulo
Siga-nos

Chanceler da Rússia chega ao Brasil e vai de encontro ao Itamaraty

Representante russo também irá se encontrar com Lula após a reprovação dos Estados Unidos com as declarações do presidente brasileiro

Serguei Lavrov. - Imagem: Divulgação / Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Serguei Lavrov. - Imagem: Divulgação / Ministério das Relações Exteriores da Rússia

Marina Roveda Publicado em 17/04/2023, às 10h51


Nesta segunda-feira (17), o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, se encontrará com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. Em seguida, está previsto um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, embora a agenda de Lula ainda não tenha sido divulgada.

Um dos temas da visita de Lavrov ao Brasil será a guerra entre Rússia e Ucrânia, de acordo com o governo brasileiro. A visita ocorre em meio a um momento em que a postura de Lula na política internacional tem despertado contrariedade nos Estados Unidos. Fontes da diplomacia norte-americana demonstraram insatisfação sobre as falas de Lulana viagem oficial que fez na semana passada à China, em que criticou a postura dos Estados Unidos de fornecerem armas para a Ucrânia e responsabilizou o país pelo conflito.

Lula vem defendendo perante a comunidade internacional a criação de um grupo de países neutros para negociar a paz entre Rússia e Ucrânia. Ele enfatizou esse ponto na viagem à China e em conversa com o presidente chinês, Xi Jinping, e a ideia está sendo analisada pela Rússia.

Durante o encontro entre Lavrove Vieira, eles discutirão parcerias em diversas áreas, incluindo comércio, investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação. Haverá uma declaração à imprensa às 13h e está prevista uma visita de Lavrov ao Palácio do Planalto às 15h. 

Compartilhe  

últimas notícias