Diário de São Paulo
Siga-nos

Xi propõe a Zelensky 'única saída' para guerra entre Ucrânia e Rússia

Conversa telefônica de 'quase uma hora' marca primeiro contato entre os líderes de Ucrânia e China desde o início da ofensiva russa em fevereiro de 2022

Guerra na Ucrânia. - Imagem: Divulgação /  Forças Armadas da Ucrânia
Guerra na Ucrânia. - Imagem: Divulgação / Forças Armadas da Ucrânia

Marina Roveda Publicado em 27/04/2023, às 08h02


O presidente chinês, Xi Jinping, falou pela primeira vez com o presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, desde o início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022. Durante a conversa, Xi enfatizou que "o diálogo e a negociação" são a "única saída" para o conflito com a Rússia e afirmou que a Chinasempre esteve do lado da paz. 

A ligação durou "quase uma hora" e foi iniciativa da parte ucraniana. Após a conversa, Zelensky anunciou a nomeação de um embaixador na China, um cargo vago desde fevereiro de 2021. 

O governo chinês, por sua vez, disse que enviará um representante especial à Ucrânia e a outros países para manter comunicação com todas as partes envolvidas, buscando uma solução política para a crise ucraniana. 

Os Estados Unidose a União Europeia elogiaram os esforços chineses e esperam que essa conversa telefônica seja um primeiro passo para que a China desempenhe um papel na convencer a Rússia a parar com sua agressão.

Compartilhe  

últimas notícias