Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica

Lula reclama que não é fácil morar no Palácio do Alvorada e explica o motivo

A declaração ocorreu na terceira edição da live semanal “Conversa com o Presidente”

Presidente Lula em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) - Imagem: reprodução/Facebook
Presidente Lula em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 27/06/2023, às 14h48


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (27) que está com “saudade de casa” e que “não é fácil morar no Palácio da Alvorada”, em Brasília (DF).

O político falou que “não come bem” nas viagens internacionais e que as refeições oferecidas nos banquetes das autoridades “não é lá essas coisas”, porque são “muito sofisticadas” e servidas em pouca quantidade.

A declaração ocorreu na terceira edição da live semanal “Conversa com o Presidente”. Na exibição, o apresentador Marcos Uchôa perguntou se o presidente Lula, em decorrência do terceiro mandato, se sentia “em casa” por morar no Palácio da Alvorada, que é a residência oficial da Presidência da República.

Quando respondeu “não”, Lula explicou que o Alvorada não tem nada de aconchegante e que, por isso, prefere sua casa em São Paulo, onde os cômodos e móveis são mais “pertinho” um do outro.

“Em casa é tudo pequeno, é tudo aconchegante. Em casa, até o banheiro é perto. Aqui (no Palácio do Alvorada) é tudo muito longe, para você comer, você anda quase 200 metros, para tomar café você anda mais 200 metros, para ir ao banheiro é mais 40, 20 metros. Ou seja, é tudo mais difícil”.

No momento, o presidente e a primeira-dama Janja da Silva foram criticados por comprar mobiliário de luxo para a residência oficial. Segundo reportagem relevada pelo jornal Folha de S.Paulo o governo federal gastou R$ 196.770,00 em cinco móveis e um colchão.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial da Presidência da República e tem 7 mil metros quadradros. De acordo com informações do próprio governo federal, a edificação é composta por:

  • subsolo, térreo e um primeiro andar.
  • solo que abriga um auditório para 30 pessoas, Sala de Jogos, Almoxarifado, Despensa, Cozinha, Lavanderia e a Administração do Palácio;
  • térreo com salões utilizados pelo Presidente da República, para compromissos oficiais de governo;
  • primeiro andar que constitui a parte residencial do Palácio, onde se encontram quatro suítes e salas íntimas;
Compartilhe  

últimas notícias