Diário de São Paulo
Siga-nos
Indicação

Lula já tem o seu favorito para indicar ao STF, mas analisa outras opções; veja a lista

Ricardo Lewandowski e Rosa Weber desocupam duas cadeiras do STF ainda em 2023

Lula já tem o seu favorito para indicar ao STF, mas analisa outras opções; veja a lista - Imagem: Ricardo Stuckert / PR
Lula já tem o seu favorito para indicar ao STF, mas analisa outras opções; veja a lista - Imagem: Ricardo Stuckert / PR

Nathalia Jesus Publicado em 14/03/2023, às 08h58


Com duas indicações iminentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já fez uma lista de possíveis indicados para ocupar as cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF) que ficarão vazias ao longo de 2023.

O favorito para ocupar a posição de Ricardo Lewandowski, que deixará o cargo em maio, é o advogado Cristiano Zanin.

Em outubro, Rosa Weber se aposentará do tribunal, deixando mais uma cadeira disponível. Além disso, há a expectativa de que Luis Roberto Barroso, que assumirá a presidência do STF em outubro, se aposente em 2025.

Segundo apuração do UOL, a ideia de Lula é nomear uma mulher para assumir a cadeira de Rosa Weber no Supremo. Pessoas próximas ao presidente disseram que seus escolhidos para o STF precisam de "currículo, coragem e independência".

Entre as mais cotadas para o cargo está a desembargadora do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região Simone Schreiber. Ela é criminalista, doutora e professora de Direito. Além disso, tem o apoio dos ministros da Justiça, Flavio Dino, e da Fazenda, Fernando Haddad - dois dos principais conselheiros de Lula.

Também estão na disputa pela cadeira as advogadas Carol Proner e Dora Cavalcanti, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Katia Arruda e a procuradora aposentada Deborah Duprat.

Entre aliados de Lula, a presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, tem feito campanha para assumir o cargo. Outra também interessada na vaga é a ministra Isabel Gallotti, também do STJ.

Para a possível vaga que Barroso deixará em 2025, os nomes de Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e Luis Felipe Salomão, ministros do STJ, ganharam força na lista de Lula para o STF.

Também estão no páreo o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, cadidato preferido de Lewandowski, que atualmente é o principal interlocutor de Lula no STF.

Compartilhe  

últimas notícias