Diário de São Paulo
Siga-nos
Relações Internacionais

Lula chega em Portugal para cúpula luso-brasileira; veja vídeo

A viagem acontece em meio a atritos diplomáticos

Lula chega em Portugal para cúpula luso-brasileira; veja vídeo - Imagem: reprodução Twitter @LulaOficial
Lula chega em Portugal para cúpula luso-brasileira; veja vídeo - Imagem: reprodução Twitter @LulaOficial

Vitória Tedeschi Publicado em 21/04/2023, às 08h14


Na manhã desta sexta-feira (21) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Lisboa, em Portugal, onde ficará entre os dias 21 e 25 para a primeira visita à Europa em seu terceiro mandato, onde participará da principal cúpula bilateral entre os dois países e terá encontros com o presidente e o primeiro-ministro.

A viagem faz parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil com seus principais parceiros, como já foi o caso da visita à China, há 10 dias, e aos Estados Unidos, Argentina e Uruguai nesse início de governo.

O presidente Lula e parte da comitiva brasileira pretendem fazer reuniões internas no próprio hotel para acertar detalhes dos acordos que serão assinados no sábado, durante a retomada da Cúpula Luso-Brasileira, interrompida em 2016. Além de acordos de imigração, atos com grande peso simbólico serão assinados pelas ministras Margareth Menezes, da Cultura, e Anielle Franco, da Igualdade Racial.

Veja a agenda completa de Lula:

  • Lula embarcaria na sexta-feira (21) de manhã a Lisboa, mas antecipou a partida. Ele fica em Portugal entre os dias 21 e 25 e depois parte para Madri, na Espanha, onde ficará entre os dias 25 e 26.
  • No dia 22, Lula participa da Cimeira Luso-Brasileira, encontro promovido pelo governo português, com a presença do presidente Marcelo Rebelo e do primeiro-ministro António Costa. O evento bilateral acontece pela primeira vez, depois de um hiato de sete anos.
  • No dia 23 a agenda está em aberto, mas espera-se que Lula visite a Câmara Municipal de Lisboa.
  • No dia 24, o presidente viaja de manhã a Matosinhos para encontros com empresários e de tarde participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.
  • Após recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em assinar o prêmio de 100 mil euros, atribuído em 2019, o cantor e compositor será homenageado em cerimônia no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, nos arredores de Lisboa, com a participação de Lula.
  • No dia 25, o presidente comparecerá à sessão solene na Assembleia Nacional, na data que marca a Revolução dos Cravos, de 1974. A previsão de um discurso de Lula no parlamento foi criticada por políticos portugueses de extrema-direita.
  • Na tarde do dia 25, Lula viajará a Madri. A agenda na Espanha ainda não está definida, mas Lula deve se reunir com empresários e com autoridades, entre eles o presidente Pedro Sánchez.
Compartilhe  

últimas notícias