Diário de São Paulo
Siga-nos
Reconhecida!

Anielle Franco é eleita uma das mulheres do ano pela revista 'Time'

A ministra da Igualdade Racial foi a primeira brasileira a ser reconhecida

Anielle Franco é eleita uma das mulheres do ano pela revista 'Time' - Imagem: reprodução  Sergio Lima / AFP via Brasil de Fato
Anielle Franco é eleita uma das mulheres do ano pela revista 'Time' - Imagem: reprodução Sergio Lima / AFP via Brasil de Fato

Vitória Tedeschi Publicado em 02/03/2023, às 14h10


Nesta quinta-feira (2), a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco foi eleita uma das mulheres mais influentes do mundo pela revista 'Time'. Ela ficou em uma lista entre outras 12 "líderes extraordinárias que estão trabalhando para um mundo mais igualitário" e que se destacaram no ano de 2023.

Anielle é irmã de Marielle Franco - vereadora do Rio de Janeiro morta em 2018 - ministra de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), jornalista, educadora, escritora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros. Com a indicação, ela se torna a primeira e única brasileira a ser reconhecida.

A política ficou ao lado de ao lado de Cate Blanchett, Quinta Brunson, Phoebe Bridgers, Mish Alinejad, Olena Shevchenko, Verónica Cruz Sánchez, Angela Bassett, Ramla Ali, Megan Rapinoe, Makiko Ono e Ayisha Sid.

A Time afirma que Anielle Franco voltou-se para a política depois que Marielle foi assassinada e que agora, como ministra, ela está canalizando sua dor em ação.

Perdi o medo quando mataram minha irmã. Agora eu luto por algo muito maior do que eu", disse Anielle à revista.
anielle-franco-mulher-do-ano
Anielle Franco na revista Time / Imagem: reprodução redes sociais

Segundo a descrição da revista, "agora com 38 anos – a mesma idade que Marielle tinha quando morreu - Anielle se encontra em uma posição muito mais proeminente do que sua irmã poderia imaginar, com uma chance real de realizar seu sonho de um Brasil mais justo".

Em uma publicação no Twitter, Anielle afirmou estar "muito orgulhosa e emocionada em ter sido a primeira e única brasileira indicada como 'Mulher do Ano' pela Times". "Chego ao lado de todas elas e do Movimento Negro. Sou a primeira, mas não serei a única. Que esse marco seja um recomeço para a nossa história e o reconhecimento de toda nossa luta", finalizou ela.

A ministra também foi parabenizada publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também se manifestou: "A ministra da Igualdade Racial do Brasil é uma das mulheres do ano. Parabéns, @aniellefranco".

Compartilhe  

últimas notícias