Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Homem tenta votar duas vezes e urna é impugnada durante votação em Lisboa

Cartório Eleitoral do Consulado tomou medida rígida para dar continuidade ao processo

A confusão levou a direção do Consulado a adotar medida extrema para dar continuidade às votações - Imagem: reprodução/Facebook
A confusão levou a direção do Consulado a adotar medida extrema para dar continuidade às votações - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 02/10/2022, às 12h09


Um homem tentou fraudar uma das urnas eletrônicas durante votação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal, na manhã deste domingo (2).

De acordo com um boletim da Polícia Federal (PF), o suspeito já havia votado e furou a fila para registrar novamente o voto. O homem foi retirado do recinto pelas autoridades. Ele responderá por crime eleitoral.

A urna da seção 541 teve de ser impugnada e os eleitores registrados na mesma seção passaram a recorrer ao voto impresso. Com isso, 59 votos foram cancelados.

Um grupo de eleitores na fila ficou revoltado com o episódio. Após uma verificação, o Cartório Eleitoral ao qual o Consulado-geral de Lisboa está vinculado autorizou a continuidade do processo, mas pelo voto impresso.

Depois da tentativa de fraude, a atenção dos mesários aumentou, de forma a evitar a repetição dessas tentativas de crimes. A segurança foi reforçada nas seções.

Logo na abertura das votações, duas urnas eletrônicas falharam e foram substituídas por urnas de lonas, com votos impressos.

Segundo o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Wladimir Valler Filho, as falhas nessas duas urnas foram comunicadas imediatamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autorizou a substituição dos equipamentos. No total, 58 urnas eletrônicas foram enviadas para Lisboa, onde estão registrados 45.273 eleitores brasileiros.

Compartilhe  

últimas notícias