Diário de São Paulo
Siga-nos
Educação

Lula relembra jornada pessoal para alertar jovens sobre a relevância da educação e do Enem

Nesta terça-feira (13), o presidente participou da estreia de um bate papo ao vivo, pelas redes sociais, com o jornalista Marcos Uchôa

Lula alerta jovens sobre a importância da educação e do Enem. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
Lula alerta jovens sobre a importância da educação e do Enem. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 13/06/2023, às 16h53


Nesta terça-feira (13), Lula (PT) participou do programa Conversa com o Presidente, do jornalista Marcos Uchôa, transmitido ao vivo pelas redes sociais. 

Na ocasião, o presidente aproveitou para reforçar a importância da educação e pedir que os jovens façam o Enem, cujo prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (16).

''É importante que todo mundo que queira fazer universidade se inscreva no Enem até dia 16 de junho, para ter a oportunidade de entrar numa universidade, fazer um curso, virar doutor ou doutura. Quando você não tem profissão, você não tem emprego. Por isso, é importante estudar'', disse. 

Ainda sobre a educação, Lula relembrou sua história pessoal, em que, após o curso de torneiro mecânico, foi o primeiro da família a ganhar mais que um salário mínimo e conquistar bens de consumo.

''Por conta de uma profissão, eu ganhei mais do que um salário mínimo, fui o primeiro da família a ter um carro, uma geladeira, uma televisão. E, depois, virei dirigente sindical e Presidente da República'', comentou, de acordo com informações do portal do governo

Mesmo em meio ao período da juventude, o presidente acredita que o tempo para estudar é o que vai garatir o futuro do indivíduo e, ainda, beneficiar as famílias. 

''Esses quatro, cinco anos que você estudar, vão te dar garantia para o resto da vida. Não jogue fora esse tempo precioso da juventude. Vá para a balada quando você quiser, mas dedique um tempo para estudar, porque é isso que vai garantir o teu futuro e da tua família'', falou. 

''Trabalhamos mais do que em qualquer outro momento'', destaca o presidente sobre os seis meses de governo, em que foram retomados diversos programas para a reconstrução do país.

Contudo, há muito o que fazer e anúncios serão feitos ainda este ano, que atingirão diversas áreas, inclusive a educação, com, por exemplo, um grande programa de infraestrutura. 

''Tudo isso é um processo de estudar para saber se a estrutura está boa para a gente reconstruir, refazer a escola de tempo integral, para a gente refazer as creches. São quase três mil creches que estavam paralisadas'', revelou. 

Compartilhe  

últimas notícias