Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo Luiz Inácio Lula e Exército

Lula explica motivo de ter trocado comandante do Exército

Neste sábado (21), o presidente compartilhou a decisão de nomear o novo general, Tomás Ribeiro Paiva

O presidente Lula, em Buenos Aires, justificou a substituição do comandante do Exército. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
O presidente Lula, em Buenos Aires, justificou a substituição do comandante do Exército. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 23/01/2023, às 18h44


O presidente Lula (PT) , nesta segunda-feira (23), defendeu a escolha do novo comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, em substituição ao Júlio César Arruda. O discurso aconteceu durante uma coletiva de imprensa, em Buenos Aires.

Ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, Lula citou que a relação com Júlio ''não foi possível dar certo'', observando que era necessário intitular outro comandante de um setor tão importante para manter boas relações.

Escolhi outro, com quem tive boa conversa e ele pensa exatamente tudo o que eu tenho falado sobre as Forças Armadas. As Forças Armadas não servem a um político, não existem para atender a um político, comentou o presidente. 

''Existem para garantir a soberania do nosso país, sobretudo a possíveis inimigos externos, e para garantir a seguridade do povo brasileiro'', acrescentou Lula, falando sobre a função que o Exército Brasileiro possui. 

No discurso, o petista ainda citou o Jair Bolsonaro (PL) e sua relação com as Forças Armadas nos anos em que era presidente do Brasil. ''O que aconteceu é que Bolsonaro não respeitou a Constituição e não respeitou as Forças Amadas (...)'', disse.

''Todas as carrerias do Estado não podem se meter na política no exercício de sua função, porque essa gente tem estabilidade, essa gente não pertecene a nenhum governo. Eles precisam aprender a conviver democraticamente com qualquer pessoa'', comentou. 

Tenho certeza de que vamos colocar as coisas no lugar. O Brasil voltará à normalidade, as Forças vão cumprir seu papel e Poder Executivo e Poder Legistalivo também cumprirão, finalizou o presidente, de acordo com o portal Folha
Compartilhe  

últimas notícias