Diário de São Paulo
Siga-nos
Política

Brasil recebe missão da ONU para investigar genocídios negro e indígena

Uma visita importante acontecerá ao país a partir do dia 02 de maio

Representante da ONU visitará o Brasil - Imagem: reprodução Youtube
Representante da ONU visitará o Brasil - Imagem: reprodução Youtube

Manoela Cardozo Publicado em 26/04/2023, às 08h41


Pela primeira vez, uma representante da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como missão investigar riscos de genocídio entre populações, visitará o Brasil a partir de 2 de maio.

Conforme informações do UOL Notícias, Alice Wairimu Nderitu, conselheira especial do Secretário-Geral da ONU para a Prevenção de Genocídio, ficará no país até 12 de maio e concentrará sua atenção na situação dos povos indígenas e da comunidade afrobrasileira.

A visita foi autorizada pelo governo brasileiro, o que foi interpretado como um sinal duplo: um gesto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para demonstrar comprometimento com a agenda de direitos humanos, mas também como uma forma de expor o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está enfrentando acusações de genocídio dos povos indígenas no Tribunal Penal Internacional — um processo que está nas mãos do procurador-geral da corte.

A entidade comunicou ao governo que "o objetivo da visita é que a assessora especial realize consultas com altos funcionários do governo e outros parceiros relevantes sobre seu mandato".

A carta oficial da ONU solicitou ainda que, durante sua estadia no país, Nderitu faça uma visita de cortesia ao chefe de Estado, Lula.

Ao final da visita, a representante produzirá um relatório que será apresentado ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Por sua vez, o governo brasileiro vai usar as recomendações e críticas para fortalecer sua posição, proteger algumas das políticas de direitos humanos e fornecer provas para possíveis processos contra Bolsonaro e seus aliados.

Compartilhe  

últimas notícias