Diário de São Paulo
Siga-nos
Popularidade

10% dos eleitores de Lula rejeitam novo governo e suas ações, diz pesquisa

O estudo mostra que 16% dos que votaram no petista não percebem melhora na gestão em comparação com Bolsonaro

Presidente Lula em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) - Imagem: reprodução/Facebook
Presidente Lula em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 19/04/2023, às 11h26


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o rival Jair Bolsonaro (PL) - até então presidente - nas eleições de outubro de 2022, em uma votação acirrada e polarizada.

Apesar da plataforma democrática e progressista que tem agradado diversos setores da sociedade e da comunidade internacional, alguns grupos não têm apreciado a gestão realizada pelo petista.

Segundo a Pesquisa PoderData, realizada de 2 a 4 de abril pelo Poder 360, 10% do eleitorado que votou em Lula no 2º turno de 2022 atualmente desaprova o governo dele.

Para chegar a esse indicador, o estudo consistiu em uma entrevista com várias pessoas sobre como votaram na última eleição e cruzou os resultados com a pergunta sobre aprovação do governo (“você aprova ou desaprova o governo do presidente Lula?”). A iniciativa focou em um segmento que, naturalmente, tende em sua maioria a aprovar a gestão de Lula – os 10% são a exceção, indicando um perfil de “eleitor descontente”.

A pesquisa também cruzou o voto em 2022 dos entrevistados com outras perguntas feitas na mesma rodada de perguntas. Em relação ao trabalho do presidente –quando o entrevistado tem a opção de avaliar o desempenho de Lula como bom/ótimo, regular ou ruim/péssimo–, o resultado não é muito diferente: 11% de ruim/péssimo. Outro cruzamento de dados aponta que 16% dos que votaram em Lula não percebem melhora no governo em relação à gestão de Jair Bolsonaro: 8% acham que a gestão Lula é “igual” à de Bolsonaro e 8% acham que está pior. ...

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Lula recebeu 60.345.999 votos no 2º turno de 2022 contra 58.206.354 de Bolsonaro. Diante disso, o contingente de insatisfeitos equivale a pelo menos 6 milhões de eleitores, número superior aos 2,14 milhões de votos que apoiaram o petista.

Por outro lado, a pesquisa PoderData notou que parte considerável dos que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno de 2022 agora têm uma avaliação positiva da gestão de Lula. No momento, dentre os que antes escolhiam o político de extrema-direita, 14% aprovam o governo do petista, 12% acham que Lula faz um trabalho bom ou ótimo e 26% acham que a gestão lulista, até agora, tem sido igual ou melhor que a de Bolsonaro.

Em relação aos dados de aprovação ao governo, o estudo mostra que pouco mais de 8 milhões de eleitores de Bolsonaro atualmente têm uma avaliação positiva da administração Lula. Em outras palavras: nos 2 lados, há um número de eleitores que dá indícios de mudar de opinião – e, nos 2 lados, esse número supera a diferença de votos entre os candidatos no 2º turno.

Sobre a metodologia

O levantamento foi realizada pelo PoderData, que faz parte do grupo Poder360 Jornalismo. Os números foram coletados de 2 a 4 de abril de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 233 municípios nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Para alcançar 2.500 entrevistas que envolveram grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData realizou dezenas de milhares de telefonemas. 

Compartilhe  

últimas notícias