Diário de São Paulo
Siga-nos
Lamentável

TRAGÉDIA: pelo menos 174 mortos são registrados após briga generalizada em estádio

A confusão aconteceu no último sábado, 1˚ de outubro

Quatro brasileiros atuaram no duelo - Imagem: reprodução/Twitter @goleada_info
Quatro brasileiros atuaram no duelo - Imagem: reprodução/Twitter @goleada_info

Thais Bueno Publicado em 03/10/2022, às 18h02


No último sábado (1), houve uma confusão generalizada dentro de um estádio de futebol, o que terminou em tragédia. O fato ocorreu na Indonésia, durante partida entre Arema FC e Persebaya Surabaya, pela primeira divisão nacional.

De acordo com o último boletim do governo local no domingo (2), o confronto terminou com pelo menos 174 mortes.

Pelo menos 32 crianças estão entre as vítimas da tragédia - a informação foi divulgada nesta segunda-feira (3) pelo Ministério do Empoderamento das Mulheres e da Proteção da Infância.

"De acordo com as últimas informações que recebemos, das pessoas que morreram no acidente, 32 eram crianças, sendo a mais jovem um menino de três ou quatro anos", conta membro da pasta à AFP.

O inspetor-chefe da polícia local disse que, além de dois policiais mortos, mais de 300 pessoas ficaram feridas no acontecimento. A confusão foi iniciada após o final da partida, que terminou em 3x2 para o visitante Persebaya Surabaya.

A imprensa do país alega que o tumulto teria começado pois torcedores invadiram o campo para cobrar jogadores e funcionários do clube.

Os policiais, então, agiram no tumulto e utilizaram gás lacrimogênio. Veja vídeos da confusão:

Pessoas que tentavam fugir do campo acabavam pisoteando outras no puro desespero. Relatos dizem que muitos sentiram falta de ar. Além disso, pais se perderam dos filhos devido a uma situação de "pânico incontrolável”.

A confusão não ocorreu somente dentro do estádio - ela continuou do lado de fora do local, onde dois carros de polícia foram destruídos. Alguns torcedores também colocaram fogo em instalações da construção.

Quatro brasileiros estiveram em campo. Maringá, goleiro do time da casa, e Higor Vidal, Léo Lelis e Sílvio Júnior, atletas visitantes - os dois últimos marcaram no jogo. O guarda-redes deu seu depoimento ao Globo Esporte sobre o quão desesperador foi o ocorrido:

"A gente não sabia de nada, ficou no vestiário por cinco ou seis horas. Só se ouviam gritos, barulho de bomba e ninguém sabia informar nada. A gente temia muito pela vida dentro do vestiário. A gente pensava: 'Vão invadir aqui e matar todos que estão aqui dentro'".

"De repente trouxeram pessoas que já estavam agonizando por inalar a fumaça de gás lacrimogêneo. Chegaram a óbito dentro do vestiário. Quando eu vi aquilo eu desesperei. Falei: 'Meu Deus, vou perder minha vida num jogo de futebol'".

Lamentando a briga, a liga nacional suspendeu as partidas por uma semana. A Associação de Futebol da Indonésia vai iniciar uma investigação.

O Arema FC, dono do estádio, se pronunciou de forma oficial através de seu presidente, Abdul Haris:

"O Arema FC expressa suas profundas condolências pelo desastre em Kajuruhan (nome do estádio). A direção do Arema FC tabém é responsável pelo tratamento das vítimas, tanto as que morreram quanto as feridas.

Como acompanhamento, a gerência do Arema FC também estabelecerá um centro de crises ou posto de informações às vítimas para receber relatórios e tratar as vítimas que estão hospitalizadas e doentes.

Às famílias das vítimas, a direção do Arema FC pede imensas desculpas e está pronta para indenizar. A direção está pronta para aceitar sugestões de tratamento pós-desastre para que muitos sejam salvos".

Compartilhe  

últimas notícias