Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Febre maculosa: morre adolescente internada com suspeita da doença em SP

São Paulo já teve 3 casos confirmados de mortes pela doença

Febre maculosa: morre adolescente internada com suspeita da doença em SP - Imagem: reprodução Canva
Febre maculosa: morre adolescente internada com suspeita da doença em SP - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 14/06/2023, às 10h24


A adolescente de 16 anos que estava internada em Campinas, interior de SP, com suspeita de febre maculosa morreu na noite da última terça-feira (13). A jovem também esteve no mesmo evento das três pessoas que morreram na quinta (08), vítimas da doença.

A confirmação da morte da adolescente por febre maculosa aguarda resultado da análise das amostras biológicas. Com o resultado, pode aumentar para 4 o número de óbitos pela doença.

Isso porque, o Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, já confirmou 3 óbitos causados por febre maculosa em pessoas que contraíram a doença em São Paulo.

As vítimas foram uma mulher de 28 anos, moradora de Hortolândia, e um casal de namorados - o piloto Douglas Costa e sua namorada, a dentista Mariana Giordana.Todas as mortes ocorreram na última quinta-feira (08), e as 3 pessoas estiveram em um evento na Fazenda Santa Margarida, na região rural de Campinas, em 27 de maio, e apresentaram sintomas da doença.

Em nota, a prefeitura de Campinas diz que o município é uma área endêmica para febre maculosa e que a Secretaria de Saúde municipal tem cumprido sua responsabilidade de alertar a população sobre os riscos e a prevenção da doença, "inclusive realizando ações nas áreas dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, que é a região onde está localizado o espaço de lazer".

"Os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico", disse.

Compartilhe  

últimas notícias