Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Febre maculosa: doença causa a morte de uma dentista em SP e preocupa região sudeste

O Instituto Adolpho Lutz confirmou o diagnóstico nesta terça-feira (13)

A febre maculosa, que tirou a vida de uma dentista em São Paulo, preocupa a região sudeste. - Imagem: reprodução I Freepik
A febre maculosa, que tirou a vida de uma dentista em São Paulo, preocupa a região sudeste. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 13/06/2023, às 18h55


Nesta terça-feira (13), o Instituto Adolpho Lutz confirmou que a dentista de SP Mariana Giordana morreu em decorrência da febre maculosa, acendendo uma alerta para as autoridades sanitárias da região sudeste.

Mariana era namorada do piloto Douglas e o casal de namorados foi parar no hospital com febre, dor no corpo e erupções pela pele (exantema), que evoluíram para casos mais graves, sintomas que se iniciaram dia 3 de junho.

Contudo, os dois morreram no mesmo dia, no meio do mês de junho. Mariana estava em uma unidade da capital, enquanto Douglas esteve internado no Hospital de Jundiaí (SP).

Amigos e familiares disseram que os dois estiveram recentemente em uma área rural de Campinas e também na cidade de Monte Verde (MG). 

O que é a febre maculosa?

É uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Rickettsia, em duas espécies: Rickesttsia rickettsii e Rickesttsia parkeri, transmitidas por carrapatos do gênero Amblyomma, ou seja, o carrapato-estrela. 

Para o Ministério da Saúde, de acordo com informações do portal R7, é considerada uma doença grave, que pode se apresentar desde de formas leves até as mais graves, com a inflamação de vasos sanguínios e 50% de chance de letalidade.

Os primeiros sintomas são confudidos com leptospirose ou dengue, como aconteceu com o casal de namorados que morreu, antes da confirmação de que Mariana carregava a doença infecciosa. Contudo, exames específicos detectam a presença da bactéria.

Sintomas:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Diarréia;
  • Vômito;
  • Dor abdominal;
  • Manchas vermelhas no corpo;
  • Calafrios;
  • Tremores.

Tratamento:

Caso o quadro não evolua para mais grave, o tratamento da febre maculosa é feito com o auxílio de antibióticos atráves da prescrição médica, precisando ou não de internação para trazer mais eficácia ao combate.

Prevenção:

De acordo com informações do portal CNN Brasil, a melhor forma de previnir a infecção pela doença é evitando o contato com o carrapato que transmite a febre maculosa

Principalmente em áreas silvestres, o ideal é usar roupas que não deixem partes da pele aparentes e que sejam claras, podendo identificar a presença de animal. 

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que o indivíduo evite locais que haja exposição, como fazendas, parques ou áreas de mata. 

Compartilhe  

últimas notícias