Diário de São Paulo
Siga-nos
Campinas tem aumento exponencial de varíola dos macacos

Campinas tem mais 2 casos de varíola dos macacos e total dobra em 1 semana: 'Crescimento exponencial', diz infectologista

Metrópole registrou entre 15 de julho e esta quarta-feira (3) 16 moradores infectados pelo vírus monkeypox. Infectologista da Unicamp alerta que houve uma falha na comunicação dos riscos e grupos mais expostos.

Feridas da doença varíola dos macacos - IMAGEM: REPRODUÇÃO GRUPO BOM DIA
Feridas da doença varíola dos macacos - IMAGEM: REPRODUÇÃO GRUPO BOM DIA

G1 Publicado em 03/08/2022, às 14h48


Mais dois moradores de Campinas (SP) se infectaram com a varíola dos macacos, e o total na metrópole chegou a 16 nesta quarta-feira (3). A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde, e aponta um aumento de 128,5% em uma semana, ou seja, o número de infectados mais que dobrou.

O 1º caso na cidade foi divulgado em 15 de julho. Uma semana depois, o total subiu para 3. Os registros se tornaram mais frequentes desde então, e só na última semana mais nove pessoas pegaram a doença do vírus monkeypox. Veja a evolução no gráfico abaixo.

A principal forma de transmissão tem sido via contato sexual, e a infectologista da Unicamp e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi, avalia que houve uma falha na comunicação dos riscos aos grupos mais expostos.

"Continuaremos tendo ainda um crescimento exponencial porque falhamos muito na comunicação com os grupos que têm maior risco de exposição e adoecimento. Falhamos nas orientações para divulgar quem são esses grupos e o que eles devem fazer para diminuir o risco de adoecimento, o que eles devem fazer para não transmitir".
"Ainda teremos um aumento importante do número de casos, que logo logo pode ser que não se restrinjam mais ao grupo que hoje representa mais de 90% dos casos, que são homens que fazem sexo com homens e bissexuais, completou.

A Prefeitura de Campinas informou ao g1 que todos os que pegaram a varíola dos macacos estão com bom estado de saúde. São 15 homens e uma mulher que têm idades entre 23 e 41 anos

"Seis deles saíram do isolamento. Os demais contam com acompanhamento ambulatorial, sem gravidade e com boa evolução", informou a prefeitura.

Dos 16 pacientes com o vírus, 10 foram infectados fora de Campinas e seis são autóctones (com transmissão na cidade).

A médica Raquel Stucchi ainda ressaltou que o período de incubação desta doença é muito longo, de 5 a 21 dias.

"Pode ter pessoas que foram expostas há três semanas e agora estão apresentando os sintomas".
Infectologista Raquel Stucchi, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp,  — Foto: Ricardo Lima
Infectologista Raquel Stucchi, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Casos na região e no estado

Considerando as 31 cidades da área de cobertura do g1 Campinas, 22 casos foram computados até agora, divididos em cinco cidades. Em todos o Estado de São Paulo são 1.184 confirmações.

  • Campinas: 16
  • Indaiatuba: 2
  • Paulínia: 2
  • Americana: 1
  • Vinhedo: 1

Entre os moradores infectados estão viajantes para países da Europa, outros estados brasileiros e outras cidades de São Paulo, além de pessoas que não têm histórico de viagem - foram vítimas da transmissão comunitária nas suas cidades.

Até o último sábado, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) somava 19 casos de varíola dos macacos em seis cidades - além das 5, Santa Bárbara d'Oeste -, e as prefeituras sinalizaram as ações para investir no reconhecimento dos sintomas e na análise do histórico de pacientes 21 dias antes do aparecimento das lesões.

Lesões e histórico sexual

A doença se apresenta com uma única lesão ou várias na pele, e o histórico sexual tem sido um dos critérios para o diagnóstico. Na maioria dos casos, as feridas aparecem na região genital e perianal - ao redor do ânus - nesses grupos de maior risco, segundo Raquel Stucchi.

"Neste momento, as lesões, particularmente, que aparecem em região genital ou perianal e que tenham possibilidade de exposição epidemiológica, contato sexual com pessoas desconhecidas, mesmo que de sexos diferentes, implicariam, sim, na investigação de monkeypox".

O boletim mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde sobre o vírus monkeypox, de número 06, tem a exposição em contato íntimo com desconhecidos e/ou parceiros casuais como primeiro item na lista de vínculos a serem investigados. O vírus pode ficar incubado por até 21 dias.

Varíola dos macacos tem mais de 1 mil casos em SP — Foto: JN
Varíola dos macacos tem mais de 1 mil casos em SP

Como se dá a verificação de casos suspeitos

  • Paciente deve observar:
  • aparecimento súbito de erupção cutânea única ou múltipla, em qualquer parte do corpo;
  • pode ter ou não febre;
  • pode ter ou não crescimento dos gânglios (linfonodos);
  • apuração de vínculos: contato íntimo ou contato com sintomáticos de monkeypox ou histórico de viagem para país com casos positivos ou contato com pessoas que estiveram em país com infectados.
  • No atendimento médico:
  • procurar quando notar a lesão no corpo;
  • o profissional de saúde deve levantar a suspeita já na triagem;
  • paciente passa por avaliação médica;
  • colhe amostras para exame, enviado ao Instituto Adolfo Lutz em SP;
  • Vigilância Sanitária é comunicada;
  • apuração sobre contatos conhecidos do paciente;
  • paciente recebe orientações sobre isolamento e segue em acompanhamento.
  • Se for necessário, é internado em isolamento.

Além do contato sexual, o Ministério da Saúde informa sobre transmissão do vírus por meio de secreções respiratórias e objetos recentemente contaminados. O período de infecção só termina quando as lesões em forma de crostas desaparecem da pele, que volta a ficar íntegra.

Ainda não há previsão para vacinação contra a varíola dos macacos.

Compartilhe  

últimas notícias