Diário de São Paulo
Siga-nos
Educacação

Prefeitura Guarujá: veja fotos da nova creche gratuita feita para atender 100 crianças

A unidade educacional é focada em crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses

Primeiros alunos da Neic Tigrinhos, no Guarujá (SP) - Imagem: divulgação
Primeiros alunos da Neic Tigrinhos, no Guarujá (SP) - Imagem: divulgação

Mateus Omena Publicado em 22/06/2023, às 16h23


A Prefeitura do Guarujá anunciou, na última terça-feira (20), o lançamento do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Tigrinhos.

Localizada na Avenida Santos Dumont, 2.865, no Jardim Boa Esperança, a nova creche gratuita foi criada para atender as demandas educacionais e culturais de cerca de 100 crianças da região. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

As atividades do Neic Tigrinhos iniciaram nesta semana e são focadas em crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses. A gestão do Núcleo ficará a cargo da Organização Social Comando.

Em entrevista à CBN Santos, o vereador Mauro Lúcio (PSB), que faz parte da Comando, explica os potenciais e diferenciais da Neic Tigrinhos, em comparação com outras escolas criadas em gestões anteriores.

“O objetivo é trazer para a comunidade local um complexo educacional, esportivo e cultural que vai muito além de uma creche. Por isso, a Neic vai ser administrada pela O.S Comando, que tem expertise em diferentes projetos de desenvolvimento dos alunos”, explicou.

O total de crianças beneficiadas integra o pacote das 956 vagas em creche conveniadas na rede municipal, que foram anunciadas pela Prefeitura de Guarujá no final do ano passado.

O espaço conta com quatro salas de aula, cozinha, sala de professores, banheiros, sala de direção e coordenação, refeitório, parque, entre outros ambientes. Cada área da escola conta com acessibilidade, infraestrutura segura para crianças pequenas e ventilação adequada.

O político detalhou também como a O.S Comando coloca em prática suas atividades: “Para estimular o aprendizado e a autonomia, os esforços consistem na promoção de educação integrada, com futebol, ballet, capoeira, jiu jitsu, danças folclóricas e de ritmo, e muito mais”.

Ensino diferenciado

Creche
Neic Tigrinhos, nova crecbe lançada pela Prefeitura do Guarujá - Imagem: divulgação

Um importante diferencial da Neic Tigrinhos, como foi apontado por Mauro Lúcio, é a abertura para crianças com deficiência, especialmente aquelas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que todas tenham acesso ao ensino regular.

Contudo, o vereador reforçou que atender crianças com deficiência, embora seja um dever, também exige muitos cuidados e preparações, para que os serviços sejam efetivos.

“Estamos focando naquilo que podemos fazer no momento, para se atingir a excelência com esse público. Mas, no geral, é um serviço personalizado que deve ser oferecido à população, de forma digna e com qualidade”.

Creche
Fachada da Neic Tigrinhos - Imagem: divulgação

Ele também explicou com a O.S Comando está envolvida no trabalho com crianças autistas:

“O Guarujá tem cerca de 350 mil habitantes. E a única entidade voltada para pessoas com autismo é a OS Comandos. É um trabalho difícil, mas contamos com profissionais dedicados, além de diversas estruturas em unidades de saúde e educação”, detalhou.

“Temos terapia ocupacional e neuropediátrica, hidroterapia, fonoaudiologia e fisioterapia. Assim como psicólogo não apenas para as crianças e adolescentes, como também para os pais, que necessitam de um suporte especial para que possam lidar com suas dificuldades”.

Desafios

Creche
Vereador Mauro Lúcio (PSB) ao lado da equipe docente da Neic Tigrinhos na inauguração da creche - Imagem: divulgação

De acordo com Mauro Lúcio, a iniciativa visa atender a elevada demanda por creches e escolas de ensino fundamental na região. Grande parte do público-alvo para esse serviço é composto por famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade.

Dessa forma, o vereador acredita que os esforços em educação e cultura podem estimular o desenvolvimento social, diante do crescimento econômico do Guarujá e dos municípios vizinhos.

Por outro lado, a Prefeitura do Guarujá, está avançando na entrega de creches com o apoio de organizações sociais, como a O.S Comando, para dinamizar a gestão e o suporte aos alunos.

“A demanda educacional vai ser atendida com a O.S Comando, com o propósito de reduzir a falta de creches públicas, pensando justamente nas famílias de baixa renda que têm dificuldades na criação de seus filhos”, explicou.

E completou: “Para facilitar, tanto a entrega, quanto a gestão das escolas, a Prefeitura firmou um convênio com a O.S Comando para as atividades na Neic Tigrinhos. O município entra com investimentos em dinheiro público para viabilizar essas unidades, tanto que são destinados cerca R$ 615 por aluno, mensalmente, para que nada falte aos estudantes”.

Mesmo assim, o vereador reforça que ainda há um longo trabalho para ser feito para erradicar a falta de creches aos moradores. Tanto que ele ressalta os desafios econômicos locais.

Creche
Sala de brinquedos para as crianças - Imagem: divulgação

“Temos 70 favelas e a maioria da população depende do SUS. Não temos grandes empresas que ajudam a empregar a mão de obra local e contribuir para um crescimento econômico acelerado. Então, dependemos muito da Prefeitura do Guarujá. Há a expectativa de que o aeroporto da região estimule a geração de emprego e renda. Além da chegada de mais apartamentos populares. Mesmo com as dificuldades, existem esforços para que os projetos de assistência social saiam do papel”.

No Diário Oficial do município, a Prefeitura do Guarujá anunciou recentemente que pretende entregar na próxima semana mais duas novas creches para o atendimento de 215 crianças.

No Perequê, o Neic Professora Beatriz Mero, que será inaugurado na terça-feira (27), na Rua Madeira. Além da Neic Unikids Ilumina II, que funcionará na Rua Guilherme Guinle, 80, a partir de quinta-feira (29).

Compartilhe  

últimas notícias