Diário de São Paulo
Siga-nos
Sonhos

Enem 2023 cronograma de estudos: 13 dicas para se preparar para o exame

Especialistas apontam que um bom planejamento pode trazer maior prazer nos estudos, sem prejuízo à qualidade de vida

O Enem é uma das provas que garantem o ingressos dos jovens em universidades privadas e públicas no Brasil - Imagem: Freepik
O Enem é uma das provas que garantem o ingressos dos jovens em universidades privadas e públicas no Brasil - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 13/06/2023, às 10h46


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é mais do que uma prova anual, mas uma oportunidade para muitos estudantes conquistarem vagas em universidades de qualidade no curso de seus sonhos. Por isso, a preparação para a prova é um fator fundamental para o sucesso. 

Por outro lado, qualquer esforço necessita de boas orientações sobre o que estudar e como agir, pois essas informações podem fazer a diferença no desempenho dos jovens no Enem.

Diante desse desafio, o Grupo Salta Educação compartilha dicas de planejamento de estudos aos candidatos do vestibular. 

Para a rede de educação básica, os estudantes precisam:

  1. Elaborar um plano de estudos para o Enem que deve ser individual. Mesmo assim, a tática também precisa considerar momentos de lazer e certa flexibilidade para uma rotina sem comprometimento da saúde física ou mental.
  2. O candidato ao Enem (além de qualquer vestibular) deve definir claramente quais são seus objetivos e entender as características das provas ou exames que serão realizados. Após estabelecer as metas, recomenda-se a realização de avaliações periódicas para monitorar o progresso dos estudos. Desse modo, o estudante poderá identificar seus pontos fortes e fracos e concentrar seus esforços nas áreas que precisam de mais atenção, garantindo um aprendizado efetivo e uma preparação adequada.
  3. Para se sair bem no Enem, assim como em qualquer vestibular, a tranquilidade é um elemento essencial em todas as fases de estudo e treinos.
  4. O estudante terá que considerar também quando, como e por quanto tempo as diferentes disciplinas, matérias e assuntos serão estudados.
  5. O candidato ao vestibular também deve ter autodisciplina, com foco no planejamento. Organizar seu material na mesa de estudos e evitar o uso de aparelhos eletrônicos e, consequentemente, a dispersão. E, também, escolher um local de estudos tranquilo, arejado e bem iluminado, evitando ambientes movimentados e barulhentos
  6. Cumprir o planejamento prévio e ter uma programação clara e realista, reservando o tempo adequado para cada conteúdo e disciplina. A fim de otimizar o tempo de estudo.
  7. Organizar os períodos de estudos com pausas regulares, A medida ajuda a descansar a mente e recuperar a energia.
  8. Definir as matérias e conteúdos prioritários e também ter conhecimento sobre a prova.
  9. Manter uma boa rotina de sono, momentos de lazer, manutenção do corpo e da saúde mental são necessários para bom resultado e também uma carga horária saudável para estudo. A prática diária de exercícios fortalece o funcionamento vital melhorando o processo de aprendizagem. Esses hábitos também contribuem para uma boa saúde mental.
  10. Se esforçar para que a rotina escolar esteja alinhada com essa preparação para os vestibulares, e que o aluno compreenda que os conteúdos do Ensino Médio também são cobrados no Enem e nos outros testes.
  11. Treinar com simulados, provas anteriores e exercícios sobre cada assunto.
  12. Estudar por horas seguidas pode ser contra produtivo. O descanso é importante para a consolidação da memória.
  13. O candidato deve compreender que é um processo e não apenas o final do destino. É importante se sentir preparado para trabalhar a autoconfiança durante esse período preparatório, ou seja, ter seguido um programa de estudos bem estruturado ao longo do ano.

Grande parte das recomendações foi feita por Guilherme Fonseca, diretor do Anglo de São José dos Campos – escola que faz parte do Grupo Salta - , que reforça que, se forem seguidas ao longo do ano, essas regras farão toda a diferença nos resultados do exame.

Essa organização, segundo a Diretora de Ensino e Pedagógica do Grupo Salta Educação, Christine Lourenço Amorim Pereira, podem trazer vários benefícios e a especialista destaca três:

  1. Aumento da produtividade: Ao se determinar os blocos de estudo aumenta-se não só o aproveitamento do tempo no relógio como também a qualidade desse tempo em termos de concentração. Nosso cérebro não fica concentrado por muito tempo em uma mesma atividade sem ter previsibilidade de término. Portanto, organizar o estudo em blocos de assuntos com tempo determinado e respeitando um tempo de pausa entre tarefas é essencial para a manutenção do foco atento. Uma dica interessante para quem pretende aplicar esse método de estudos conhecido como pomodoro é de necessariamente se levantar da cadeira nesses intervalos à medida que a movimentação física melhora a oxigenação cerebral o que, por conseguinte, maximiza a atenção focada e o desempenho estudantil.
  2. Aumento do prazer em estudar: Nosso cérebro evoluiu no sentido de recompensar quando tarefas são concluídas. Portanto, dividir metas de estudos maiores em metas menores factíveis de serem concluídas é uma ótima forma de manter o sistema de recompensa ativado e, portanto, a associação do ato de estudar ao prazer em se sentir produtivo concluindo tarefas.
  3. Associação de diversos tipos de aprendizado: É importante que os estudos não se limitem à leitura da matéria apenas. Os estudantes podem e devem diversificar as formas de estudos: leitura de texto, resumo do conteúdo, escrita de mapas mentais, resolução de exercícios, simulação de provas antigas... Quanto mais diversificadas (e mais ativas) as formas de estudo, melhor será a retenção do conhecimento por parte do estudante.
Compartilhe  

últimas notícias