Diário de São Paulo
Siga-nos
COP 27

Brasil abre estande na COP 27; confira destaques

Os primeiros painéis serão apresentados na próxima terça-feira (8)

Visitantes poderão fazer uma 'viagem' para a Amazônia - Imagem: Ruben Naftali\Divulgação Secom
Visitantes poderão fazer uma 'viagem' para a Amazônia - Imagem: Ruben Naftali\Divulgação Secom

Thais Bueno Publicado em 07/11/2022, às 16h39


A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2022 será a 27ª edição do evento. Conhecida popularmente como COP 27, foi aberta de forma oficial na cidade de Sharm El-Sheik, no Egito, durante o último domingo (6).

Neste ano, o evento terá duração até o dia 18 de novembro (sexta-feira) e reunirá delegações de cerca de 200 países, tendo mais de 45 mil participantes registrados - dessa forma, será, provavelmente, a maior edição já realizada.

O Brasil estará presente em todos os dias do encontro e, no último domingo (6), já abriu seu primeiro estande. Com isso, vários visitantes estrangeiros já puderam conferir o que o governo brasileiro planejou para a COP 27.

As atrações do local variam de palestras e debates à um tour virtual pela Amazônia - um dos destaques do Brasil em Sharm El-Sheik. Através de óculos de realidade virtual, quem investigar o estande brasileiro poderá visitar diversos pontos da Floresta Amazônica.

Além de observar toda a beleza que a fauna e a flora brasileira possuem, os visitantes poderão ter a experiência de conhecer o Observatório da Torre Alta da Amazônia (ATTO), um importante projeto de pesquisa, instalado no meio da floresta, a cerca de 150 quilômetros ao norte da capital Manaus.

Toda essa programação terá início na próxima terça-feira (8).

Ruben Naftali\Divulgação Secom
Participantes da Feira experimentando os óculos de realidade virtual / Imagem: Ruben Naftali\Divulgação Secom

O estande da nação ainda possui o espaço interativo Green Energy, uma área que tem como objetivo proporcionar uma experiência imersiva - repleta de telões de led de última geração, quem quiser terá a possibilidade de experimentar sensações ligadas às fontes de energia limpa amplamente utilizadas no Brasil - vento (eólica), calor (solar)- além do barulho do mar, para representar a eólica offshore.

Toda a estrutura dispõe de sistema de tradução simultânea para inglês e português.

Principais temas discutidos

Os brasileiros irão explicar, durante a COP 27, como o Brasil é um exemplo a ser seguido na geração de energia. Atualmente, o país se destaca por contar com uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, enquanto a matriz elétrica atinge 85% de fontes renováveis - a média do resto do mundo, por exemplo, fica em 28%.

Outro ponto importante que será trazido pela delegação será a força do país no campo da agricultura sustentável. Na safra de grãos 2022/2023, o Brasil deve bater mais um recorde na produção.

Por fim, a tecnologia reversa também será apresentada. O território brasileiro é o recordista mundial na reciclagem de latas de alumínio e se destaca também no trabalho desenvolvido com eletroeletrônicos, e defensivos agrícolas, além de baterias de chumbo, óleo lubrificante e medicamentos.

Imagem: Ruben Naftali\Divulgação Secom
Imagem: Ruben Naftali\Divulgação Secom

Painéis

No primeiro dia de programação, o estande do Brasil terá seis painéis.

Alguns representantes do Governo Federal, juntamente com outras entidades e organizações, debaterão a Integração do Mercado Global de Carbono, o Futuro Verde na Mobilidade Urbana, a Rede de Governança, o Aperfeiçoamento do Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE), o Mercado de Capitais e Ativos Ambientais e o Projeto Escola +Verdes.

A atração nacional na COP 27 tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Compartilhe  

últimas notícias