Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridades no futebol

É verdade que Pelé já parou uma guerra? Entenda

O 'Rei do Futebol' faleceu nesta quinta-feira (29), comovendo o Brasil

Uma guerra no país da África entre dois povos foi cessada para que um jogo que o Pelé participaria, pelo Santos, acontecesse. Mas, a versão está sendo contestada. - Imagem: reprodução I Ge
Uma guerra no país da África entre dois povos foi cessada para que um jogo que o Pelé participaria, pelo Santos, acontecesse. Mas, a versão está sendo contestada. - Imagem: reprodução I Ge

Juliane Moreti Publicado em 30/12/2022, às 15h32


A vida de Pelé é completamente histórica, não somente pela estrela que foi no futebol, mas por outros feitos positivos. Ele também, para ser visto jogar, parou uma guerra que acontecia na África nos anos 60, quando o ex-futebolista atuava pelo Santos, como é relatado.

O episódio aconteceu, mais especificamente, na data de de 4 de fevereiro de 1969. Pelo Santos, o 'Rei do Futebol' foi convidado com a equipe para jogar na Nigéria, um país da África. Inclusive, já estavam em excursão no continente africano, mas o local estava marcado por guerras.

A partida seria da cidade de Benin, porém isso não aconteceria em segurança porque os povos da região de Briafra abriram fogo pelas disputas de poder entre os habitantes, hausa e igbo, na tentativa de conquistar a independência, de acordo com o site Ge.

Para que o 'Rei do Futebol' pudesse se apresentar, ambas partes que estavam em guerra decidiram baixar as armas e parar o conflito, permitindo que o time fosse em segurança e o jogo acontecesse sem preocupações graves.

Por incrível que pareça, o marco histórico aconteceu: para ver o Pelé em campo, a partida aconteceu sem guerra e ainda trouxe a vitória para a equipe santista, por 2 a 1 sobre uma seleção do centro-oeste nigeriano.

Mito ou verdade? 

Depois de anos, a história passou a ser constestada, apesar da nação santista ter criado até uma música, tornando a data eternizada em celebração: ''Só o Santos parou a guerra'', grita a arquibancada do time, fazendo referência à história.

Sabe-se que a guerra realmente aconteceu, deixando mais de 2 milhões de civis mortos, assim como o jogo do Santos também existiu, como noticiaram, na época, os jornais, falando sobre o ''triunfo'' do time.

jornal-noticiando-a-vitoria-do-santos-em-meio-a-guerra
Jornal ''A Tribuna'' noticiando a vitória do Santos na época. Imagem: reprodução: Ge 

Entretanto, a história nunca foi confirmada oficialmente. Na autobriografia do Pelé e no site do Santos, são mencionados a 'paz' para a liberação do jogo na África.

Ainda assim, há muitas contestações. Há pessoas na nigéria e especialistas, por exemplo, que citaram que era costume que as hostilidades tivessem uma pausa por causa dos jogos, não necessariamente pelo time tão famoso estar lá.

Morte Pelé 

O 'Rei do Futebol' deixou familiares, amigos e fãs na tarde desta quinta-feira (29), aos 82 anos, depois de ter lutado contra um câncer de cólon que se espalhou para outros órgãos. Por causa de sua morte, histórias sobre romance, gols e feitos do ex-jogador vieram à tona.

Compartilhe  

últimas notícias