Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

DESTAQUES! Confira os melhores momentos da abertura da Copa do Mundo no Catar

A cerimônia aconteceu na manhã deste domingo (20)

O evento teve shows e cantos tradicionais - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei
O evento teve shows e cantos tradicionais - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei

Thais Bueno Publicado em 20/11/2022, às 16h18


A Copa do Mundo de 2022 no Catar finalmente teve seu pontapé inicial! Durante a manhã deste domingo (20), foi realizada a abertura da 22ª edição do maior torneio entre seleções do mundo, com duração de 30 minutos.

A cerimônia de abertura do Mundial de 2022 da Fifa aconteceu no estádio Al Bayt, em Al Khor, cerca de 40 km de Doha, capital do Catar, e foi uma grande festa: contou com shows, apresentações de mascotes e danças arábes, além tambémde cantos tradicionais de algumas seleções participantes. 

O que roubou o show durante o evento foi a presença dos mascotes de diversas edições do campeonato e as presença ilustres do famosíssimo ator Morgan Freeman, que discursou em prol da diversidade e da inclusão, e do influencer catari Ghanim Al Muftah.

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Catar tinha a intenção de unir culturas e histórias diferentes, mantendo, claro, o respeito, colocando o futebol como o principal método para juntar os povos.

No início da cerimônia, o Emir do Catar, Tamim bin Hamad e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, fizeram as devidas apresentações. Após isso, o ex-zagueiro da França Marcel Desailly, campeão da Copa de 1998, entrou com a taça mais desejada por todas as seleções.

Um vídeo foi transmitido para os torcedores e, em seguida, três camelos apareceram no centro do campo, sendo os primeiros animais vivos a participarem do evento. Ao lado dos camelos, havia mulheres cataris e viajantes. Foi sob as luzes apagadas do estádio que Morgan Freeman, enfim, apareceu.

Ao lado do ator, o influencer catari Ghanim Al Muftah também esteve presente - ele tem síndrome de regressão caudal, uma má formação rara que interfere no desenvolvimento das extremidades inferiores.

Os dois conversaram, principalmente, sobre temas de diversidade e inclusão. "Não tenho certeza. Sou bem-vindo?", perguntou Ghanim. "Todos são bem-vindos. Esse é um convite para todo o mundo", respondeu Freeman.

Depois do emocionante bate-papo entre o ator e o influenciador, as 32 bandeiras e camisas das seleções foram mostradas no campo, ao redor do símbolo desta edição do torneio. 

Durante as músicas, apareceram no gramado os mascotes de Copas que já ocorreram - entre eles o Fuleco, do Brasil. O último a aparecer foi mascote deste ano: La'eeb. Ele possui o formato dos tradicionais lenços árabes e seu nome tem o significado de "jogador super habilidoso".

Após tudo citado acima, foi a vez dos tão aguardados shows musicais, divulgados apenas no último sábado (19). Jung Kook, do BTS, famosa banda coreana, cantou, ao lado cantor catari Fahad Al Kubaisi, embaixador oficial desta Copa, a música "The Dreamers".

Ao final da apresentação, Morgan Freeman voltou para o palco e, em mais uma fala, apresentou a seguinte frase: "Estamos construindo uma história incrível, em uma terra especial".

Já próximo ao final do evento, o Emir Tamim bin Hamad al-Thani voltou aos holofotes mais uma vez para fazer o discurso de abertura.

"Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo 2022. Nós trabalhamos e fizemos muitos esforços para garantir o sucesso desta edição".

"Investimos para o bem de toda a humanidade. Durante 28 dias, vamos acompanhar essa festa de futebol nesse espaço de diálogo e civilização.As pessoas, por mais que sejam de culturas, nacionalidades e orientações diferentes, vão se reunir aqui no Catar. Que beleza juntar todas essas diferenças. Desejo a todas as seleções muito sucesso. Para todos vocês meus desejos de felicidades. Bem-vindos a Doha", concluiu.

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2022 foi finalizada com mais uma entrada do mascote La'eeb, que começou como uma projeção e terminou sobrevoando o estádio.

Confira a abertura completa: 

Compartilhe  

últimas notícias