Diário de São Paulo
Siga-nos
Lamentável

Embaixador do Catar na Copa dá declaração polêmica sobre homossexualidade: "Dano mental"

Khalid Salman comentou sobre o assunto em entrevista ao canal ZDF

Ele também é ex-jogador do Catar - Imagem: reprodução/Twitter @portaldoholanda
Ele também é ex-jogador do Catar - Imagem: reprodução/Twitter @portaldoholanda

Thais Bueno Publicado em 08/11/2022, às 16h58


O embaixador da Copa do Mundo Khalid Salman declarou que vê a homossexualidade como "dano mental". O fato aconteceu durante uma entrevista que irá ao ar na televisão alemã nesta terça-feira (8).

Em conversa com o canal ZDF, que foi filmada no Catar, ele disse o seguinte: "O país tolerará visitantes homossexuais, mas eles têm que aceitar nossas regras".

Após as falas claramente homofóbicas do ex-jogador da seleção catari, o entrevistador decidiu encerrar o bate-papo de forma abrupta. Mesmo depois disso, Khalid ainda acrescentou que a homossexualidade é "haram", um pecado proibido no Islã.

A FIFA já recebeu diversas críticas por decidir colocar o Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. Muito antes da decisão ser anunciada, o país foi detonado pelas pessoas por seu histórico de desrespeito aos direitos humanos, incluindo o tratamento não só aos trabalhadores migrantes, mas também às mulheres e à população LGBTQIA+.

Para quem não sabe, é ilegal ser homossexual no país do Oriente Médio.

Alguns responderam à fala de Salman, como foi o caso da ministra de Interior alemã, Nancy Faeser, que visitou a nação arábe há uma semana: "Obviamente, esses comentários são terríveis".

Ela solicitou ao primeiro-ministro catari que ele possa dar "garantias de segurança" aos torcedores que fazem parte da comunidade LGBTQIA+.

Nancy Feaser havia mencionado uma vez que a sede da Copa do Mundo ser o Catar era algo "muito sensível" do ponto de vista de Berlim. Por conta disso, Doha, capital do país, chamou o embaixador da Alemanhapara conversar.

Muitos atletas, juntamente com torcedores, reclamaram da escolha da FIFA de sediar o torneio em um território que fere diversos direitos humanos

Como forma de protesto, os capitães de seleções europeias como Inglaterra, França e Alemanha, irão utilizar braçadeiras com as cores do arco-íris e a mensagem "One Love". As torcidas nos estádios alemães, por sua vez, pediram boicote à Copa do Mundo durante partidas no país no último sábado (4).

Compartilhe  

últimas notícias