Diário de São Paulo
Siga-nos
Mercado

AGORA: dólar e Bolsa sobem após Haddad negar mudança na meta da inflação

Os dados são do fechamento desta quarta-feira (15)

AGORA: dólar e Bolsa sobem após Haddad negar mudança na meta da inflação - Imagem: reprodução Freepik
AGORA: dólar e Bolsa sobem após Haddad negar mudança na meta da inflação - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 15/02/2023, às 19h18


Nesta quarta-feira (15), o dólar comercial encerrou a sessão de hoje em alta de 0,41%, cotado a R$ 5,22. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em alta de 1,62%, aos 109.600,14 pontos.

As altas acontecem após as falas de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, da última terça-feira (14). Na ocasião, o ministro disse que a meta de inflação não está na pauta da reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional).

Assim, hoje, enquanto o mercado aguardava o pronunciamento de Haddad, ainda havia grande repercussão das afirmações dadas.

Vale lembrar que, de acordo com o UOL, ao longo desta semana, a declaração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, contra eventual flexibilização dos objetivos de inflação do Brasil, gerou uma reação momentânea positiva no câmbio local.

Além disso, ainda nesta quarta (15), em evento promovido pelo BTG, Haddad não poupou críticas ao Banco Central, mas garantiu ao mercado que o desenho da nova âncora fiscal deve ser apresentando antes do esperado. A perspectiva de melhora nas contas públicas e maior controle nos gastos fez com que a curva de juros passassem por um ajuste de baixa e o Ibovespa superasse uma alta de 1%.

O ministro também afirmou que o texto seria apresentado em abril para tramitar junto à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) no Congresso. Porém, uma conversa com a ministra Simone Tebet e com o vice-presidente Geraldo Alckmin - das pastas do Planejamento e Desenvolvimento, respectivamente - fez com que o projeto fosse adiantado.

Dólar comercial X Dólar turismo

De acordo com o Estadão, o dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos, referência para a economia mundial. Apesar de ter diferentes classificações, a moeda norte-americana é uma só.

Dólar comercial é utilizado por governos e grandes empresas em transações econômicas, como importação e exportação. Neste caso, não há necessariamente a presença do dinheiro físico.

Já o Dólar turismo é aquele comprado em casas de câmbio por pessoas físicas que viajarão para o exterior. Por exemplo, ao trocar o real pela moeda norte-americana, utiliza-se o valor do dólar turismo e não do comercial.

Compartilhe  

últimas notícias