É decisão!

Manchester City e Inter de Milão farão a grande final da Champions League; saiba detalhes

Os citizens venceram o Real Madrid na tarde da última quarta-feira (17)

Na tarde da última terça-feira (16), a Inter derrotou os rossoneros no jogo de volta por 1x0 e avançou para a grande final após fechar 3x0 no agregado. Na tarde da última quarta-feira (17), o City, por sua vez, goleou o Real Madrid por 4x0 - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 19/05/2023, às 19h11

Está definida a grande final da Champions League desta temporada. Manchester City e Inter de Milão irão se enfrentar para decidir quem fica com a taça mais cobiçada do futebol de clubes da Europa.

Os citizens se classificaram após uma goleada histórica contra o Real Madrid, enquanto a Inter duelou e venceu o seu maior rival Milan nas semifinais.

Na tarde da última terça-feira (16), a Inter derrotou os rossoneros no jogo de volta por 1x0 e avançou para a grande final após fechar 3x0 no agregado. Na tarde da última quarta-feira (17), o City, por sua vez, goleou o Real Madrid por 4x0 em casa e eliminou os espanhóis com um placar agregado de 5x1.

É a primeira vez que os dois times irão duelar em uma decisão da Liga dos Campeões da Europa. Essa é apenas a segunda final da história do clube inglês, que nunca conquistou o troféu - a primeira foi contra o Chelsea, em 2021, em que perderam por 1x0.

Já a Inter de Milão é um pouco mais experiente no torneio: já ganhou três títulos e vem forte para a grande final - embora não tenha chegado na decisão do campeonato desde a temporada 2009/10.

Detalhes da grande final

A grande final da Champions League, diferentemente da fase de mata-mata, acontece em apenas um único jogo. O duelo ocorre no próximo dia 10 de junho, um sábado, no horário das 16h00.

A decisão será disputada no Estádio Olímpico Atatürk, que fica em Istambul, capital da Turquia. O local possui capacidade para mais de 75 mil torcedores e espectadores e será a segunda vez que irá receber uma final de Liga dos Campeões da Europa.

O estádio já tinha sido palco da final da temporada 2004/05, decidida entre Milan e Liverpool e vencida pelos ingleses após um empate em 3 a 3 no tempo normal, com a vitória sendo decidida nos pênaltis.

Vale mencionar que o estádio também seria a sede da final da temporada 2020/21. Contudo, como a situação da Turquia estava feia devido à pandemia da COVID-19, a decisão acabou sendo levado para o Estádio do Dragão, que fica na cidade de Porto, em Portugal.

Quem vencer a Champions nesta temporada 2022/23 vai levar para casa o valor de 20 milhões de euros (R$ 107 milhões nas cifras atuais). O vice-campeão, por sua vez, ganhará 15,5 milhões de euros (R$ 82,9 milhões).

Além disso, o vencedor da Champions desta temporada irá carimbar o passaporte para a disputa do Mundial de Clubes, onde poderá enfrentar o próximo campeão da Libertadores da América.

Trajetória dos clubes até a final

O Manchester City, mandante da final, esteve invicto na fase de grupos. O elenco comandado por Pep Guardiola fez 14 pontos, cinco a mais que o Borussia Dortmund (2º lugar), tendo 4 vitórias e 2 empates em 6 jogos. E a campanha dos citizens só melhorou ao decorrer da competição.

Nas oitavas de final, o time encarou o RB Leipzig e venceu a equipe alemã por 8x1 no agregado. Nas quartas, bateu um adversário ainda mais difícil: o Bayern de Munique. Mais uma vez, vitória maiúscula - 4 a 1 no agregado.

Nas semifinais, uma exibição primorosa no Etihad Stadium fez com que o City goleasse o Real Madrid e fique a um passo de conquistar sua primeira Champions League da história.

A Inter de Milão, por sua vez, vinha em um grupo mais complicado, com Bayern de Munique e Barcelona. A equipe italiana fez 10 pontos e passou em segundo lugar - foram 6 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas (ambas para o Bayern).

Nas oitavas, o time da Itália enfrentou o Porto, de Portugal. Embora tenha sofrido mais do que deveria, venceu com o placar mínimo agregado de 1x0.

Nas quartas de final, a Inter duelou com mais uma equipe portuguesa. Dessa vez, conseguiu sair com uma vitória sobre o Benfica, que fazia uma ótima temporada, por 5x3 no agregado.

Na semifinal, então, ocorreu o famoso Dérbi de Milão. Milan e Inter se enfrentaram e, nos dois jogos, os nerazzurri conseguiram dominar os maiores rivais e saíram com uma vitória maiúscula de 3x0 no agregado.

Liga dos campeões decisão FINAL FUTEBOL EUROPEU REAL Madrid Champions League INTER DE MILÃO MILAN MANCHESTER CITY Pep Guardiola Simone Inzaghi

Leia também