Diário de São Paulo
Siga-nos

10 fatos sobre lavagem nasal nas crianças

Por Dr. Ricardo Godinho*

10 fatos sobre lavagem nasal nas crianças
10 fatos sobre lavagem nasal nas crianças

Redação Publicado em 24/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h09


Por Dr. Ricardo Godinho*

10 fatos sobre lavagem nasal nas crianças

Esse procedimento é muito mais importante do que se imagina, especialmente na infância.

O nosso nariz funciona como um filtro, bloqueando a entrada de parte de micro-organismos e de partículas prejudiciais ao corpo, como as de poluição, que estão no ar. Por isso, fazer uma higiene completa dessa estrutura com métodos que possibilitam a liberação de grandes volumes de líquido é muito relevante para ajudar a manter a saúde do organismo e melhorar a qualidade de vida, já que a dificuldade para respirar é muito incômoda. E isso é ainda mais válido quando se fala de crianças, já que nem todas sabem assoar o nariz adequadamente. A Lavagem nasal de Alto Volume já é um hábito comum em outros países que está chegando e ganhando mais espaço no Brasil. Veja alguns detalhes sobre esse processo.

1 – Ele também tem ação preventiva, pois retira de dentro do nariz da criança vírus e bactérias que podem ser transmitidos para outras pessoas e provocar problemas. “Isso inclui o coronavírus”, diz o otorrinopediatra Ricardo Neves Godinho, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e coordenador da subespecialidade de otorrinopediatria do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.

2 – É indicado lavar o nariz dos pequenos diariamente, especialmente depois que eles voltam da escola, onde têm contato com muitas outras crianças. Nessas situações, a lavagem nasal de alto volume, um novo método de lavagem nasal é importante porque auxilia na eficácia da lavagem, pois é o único método que lava por completo a adenoide.

3 – Segundo Godinho, no caso das que sofrem com alguma doença respiratória ou estão em uma crise, como rinite ou mesmo um resfriado, é interessante repetir o processo entre duas e três vezes ao longo do dia, aliviando os sintomas e diminuindo a necessidade de remédios.

4 – É interessante que o produto usado para fazer essa higienização tenha a capacidade de esguichar grandes volumes de líquido sem exagerar na pressão, para que faça a lavagem completa do nariz e da adenoide.

5 – A quantidade de líquido indicado varia dependendo da idade da criança.

6 – O ideal é utilizar produtos vendidos especificamente para esse fim, ao invés de usar água ou soluções caseiras.

7 – Durante o processo, é indicado que o rosto fique inclinado levemente para o lado e a boca aberta.

8 – O líquido deve entrar por uma narina e sair pela outra.

9 – Quando o clima está seco e frio, a lavagem nasal é ainda mais recomendada. “Isso porque, nessas épocas acontece a inversão térmica que faz com que os poluentes fiquem mais tempo em contato com a mucosa nasal”, explica Godinho.

10 – Algumas pessoas têm o nariz naturalmente mais seco, o que costuma provocar desconforto e aumentar o risco de desenvolver uma doença respiratória. Nesses casos a lavagem é usada para manter a sua mucosa mais úmida.

____________
*Dr. Ricardo Godinho: Especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial – ABORL – CCF
Research Fellowship em Otorrinolaringologia Pediátrica – Massachusetts Eye and Ear Infirmar-Harvard Medical School
Doutorado em Pediatria UFMG
Professor Adjunto de Otorrinolaringologia – Curso de Medicina – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Coordenador da Subespecialidade de Otorrinolaringologia Pediátrica do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Mater Dei Contorno
Compartilhe  

últimas notícias