Diário de São Paulo
Siga-nos

Uma corrente de elogios

Fernanda Trigueiro

Fernanda Trigueiro
Fernanda Trigueiro

Redação Publicado em 16/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 13h05


Fernanda Trigueiro

Uma corrente de elogios

“Espalhar o bem não faz mal a ninguém”. Palavras sinceras e bem colocadas são capazes de motivar e alegrar o outro. Só que estamos tão acostumados às críticas que acabamos entrando neste ciclo e vamos só dando continuidade a este movimento. Apontamos os erros dos outros e deixamos de lado algo legal a dizer.  Deixamos passar, infelizmente.

Mas vou dividir uma história com vocês (mais uma). Esses dias vi uma foto nas minhas redes sociais. Quem tirou a foto foi a amiga da minha amiga. Eu sempre curti e admirei o olhar que ela tem. Um estilo próprio com muita sensibilidade capaz de tornar qualquer cena uma paisagem digna de filme europeu. Até que naquele dia além do “like” resolvi dizer isso. Ela me respondeu e eu que esperava só um “obrigada” acabei me surpreendendo. A aspirante a fotógrafa contou que estava num dia difícil e que aquela mensagem tinha vindo em boa hora.

Foi ai que me perguntei: e se eu tivesse mais uma vez segurado a minha impressão sobre as fotos dela? Se não tivesse feito aquele comentário, talvez ela teria terminado aquela sexta-feira desanimada e super pra baixo. Eu, do outro lado, fiquei feliz também por ter feito bem a ela. Por não ter engolido aquele elogio. Afinal, da mesma forma que é gostoso para gente receber uma palavra de afeto, é para o outro também.

Elogiar é um hábito. Porém, não cobre isso de ninguém se você mesmo não faz. Aqui a intenção não é te criticar (até porque o foco deste texto é o poder do elogio), mas quero te fazer repensar as suas atitudes. Não vamos reclamar que vivemos em um mundo carente do bem. Olhe ao seu redor. Quantas pessoas não merecem ser elogiadas e você está aí em silêncio?

Fale pra sua mulher que ela está linda. Que o novo corte de cabelo ficou bom na sua amiga. Que o almoço que sua mãe fez estava uma delícia. Conte ao colega que a apresentação dele foi um sucesso. Eduque seus filhos exaltando as qualidades deles, do desenho que fizeram na escola ao bom comportamento na festinha.

No seu trabalho, na sua casa, entre amigos, nas redes sociais ou até mesmo pra quem você não conhece, mas por alguma razão cruzou o seu caminho e merece reconhecimento. Não perca a oportunidade de dizer algo legal. Não economize elogios! Verbalize. Demonstre. Espalhe amor. Um elogio pode preencher o vazio que falta, pode ser aquela injeção de autoestima. Pode dar cor aos dias cinzentos e graça aos momentos chochos.

Você não consegue controlar o quê o outro vai falar, mas é responsável pelas suas falas. Então, comece você. Deixe o coração dizer. Isso vai voltar de alguma forma. Vamos fazer do elogio uma corrente. Sem criticar quem não elogia, mas sejamos nós os primeiros.

P.S: Caro leitor, você é muito especial para mim. Saber que você lê os meus textos toda semana por aqui, me motiva a continuar nesta jornada.

Compartilhe  

últimas notícias