Diário de São Paulo
Siga-nos

Shaman honra o legado de André Matos

Por Marcelo Emerson

marcelo emerson
marcelo emerson

Redação Publicado em 20/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h35


Por Marcelo Emerson

Shaman honra o legado de André Matos

Na coluna desta semana quero falar sobre a banda Shaman, que tinha em sua linha de frente o vocalista André Matos.

André foi uma espécie de prodígio que iniciou suas atividades artísticas na banda Viper aos 13 anos de idade na segunda metade da década de 80.

Após participar de vários shows e colocar sua voz em dois álbuns de estúdio aclamados pelos fãs, André resolveu buscar novos horizontes, dentre os quais, obter graduação como músico erudito.

Com saudades dos palcos e da energia do heavy metal, arregimentou músicos do mais alto gabarito em conservatórios de música e deu início à banda Angra, que obteve muito reconhecimento de fãs, músicos, imprensa e parceiros da indústria musical no mundo todo.

Divergências quanto aos negócios fizeram com que André deixasse o Angra para formar a banda Shaman, juntamente com dois companheiros de sua banda anterior, Luis Mariutti (baixo) e Ricardo Confessori (bateria). A formação contava com Hugo Mariutti na guitarra solo.

Depois de dois álbuns de sucesso (inclusive com música na trilha sonora de novela global), André manteve seu padrão de comportamento e deixou o Shaman para seguir carreira solo.

Ricardo Confessori continuou com as atividades do Shaman, mas depois de algum tempo a banda encerrou as atividades.

Passados 10 anos, André Matos se acertou com seus companheiros de Shaman e retornou às atividades da banda, com uma turnê que emocionou muitos fãs.

O que ninguém esperava é que no dia 8 de junho de 2019 André Matos perderia sua vida vitimado por um ataque cardíaco. Depois de um período de luto, e incentivados pela maioria da base de fãs, o Shaman retoma as atividades com Alírio Netto nos vocais.

Em conversa com este colunista, Ricardo Confessori admitiu que foi muito difícil “segurar a emoção” ao voltar aos palcos depois da perda de André Matos. “A gente esperou uns 6 meses […] estávamos pensando em parar com a banda, mas empresário e a maioria dos fãs disseram: sigam em frente”, disse o baterista.

A banda está de volta, com lançamento de um novo álbum de inéditas, cujo título é “Rescue”, provando que é possível manter a “instituição” banda na ativa, respeitando o legado de André Matos e honrando a qualidade de sua arte.

Compartilhe  

últimas notícias