Diário de São Paulo
Siga-nos
Emocionante

VITÓRIA! Namorados recebem alta após fazerem quimioterapia juntos contra mesmo tipo de câncer

Os dois se conheceram anos antes da descoberta da doença

Synddy e Rodrigo durante a celebração da alta do tratamento - Imagem: reprodução/Rede Liberal
Synddy e Rodrigo durante a celebração da alta do tratamento - Imagem: reprodução/Rede Liberal

Mateus Omena Publicado em 15/11/2022, às 20h57


Um casal que foi diagnosticado com o mesmo tipo de câncer recebeu alta recentemente em Belém (PA). Os dois pacientes ficaram juntos durante muitas sessões de quimioterapia.

Os policiais militares Rodrigo Lima, de 23 anos, e Synndy Ferreira, de 22, comemoraram a surpreendente cura ao tocarem o "Sino da Vitória" no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol). O objeto é usado na unidade de saúde para celebrar a alta dos pacientes.

Em entrevista à Rede Liberal, afiliada da TV Globo, Rodrigo descreveu o momento em que soube que tanto ele, quanto a namorada, estão livres do câncer. Ele também revelou seus planos para o futuro.

"Agora que vencemos, nossa meta é casar futuramente e ter filhos, já que superamos tantas coisas”.

Synndy contou que vencer ao câncer ao lado da amada não é necessariamente uma novidade, pois os dois estiveram juntos em importantes fases da vida. Segundo a policial, eles estudaram juntos para o vestibular e também para concursos públicos.

"Eu brinco com ele dizendo que a gente nasceu pra ficar junto. Isso é coisa do destino, porque os nossos caminhos se cruzam sempre. Éramos colegas, viramos amigos e depois namoramos”.

Os dois foram diagnosticados com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, no entanto em locais diferentes do corpo. Enquanto a doença foi identificada na perna de Rodrigo, Synndy notou o câncer no pescoço.

Após um longo tratamento de quimioterapia, o casal recebeu alta do hospital no fim de outubro e o acontecimento foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Pará no último domingo (13). De certo modo, os dois já estavam recuperados, mas ainda faziam visitas semestrais ao hospital para acompanhamento.

Nosa fase

A história de Synndy e Rodrigo emocionou a equipe de saúde do hospital, que acompanhou o tratamento. O casal foi aplaudido nos corredores da unidade de saúde após os médicos anunciarem a alta.

“Lembro dos dois recebendo tratamento, fazendo o acompanhamento e era impressionante como eles se apoiavam. A história deles é incrível e, hoje, ao nos deparar com essa notícia, não tem como não transbordar de alegria”, relatou Elizabeth Cabeça, que trabalha como assistente no hospital.

De acordo com Synndy, os dois se conheceram anos antes da descoberta da doença, no entanto começaram a namorar na mesma época em que foram diagnosticados, em 2017. "Quando as pessoas nos viam, achavam que a gente tinha se conhecido no hospital. Mas éramos namorados antes de sermos colegas de internação”.

Ela é de Capanema, nordeste do Pará, mas precisou se mudar para a capital do estado para iniciar o tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Meses depois, em uma das visitas à namorada, Rodrigo fez exames e descobriu ter o mesmo câncer de Synndy.

"Levávamos uma vida normal, vida de adolescente, mesmo. Estudávamos, fazíamos cursinho e, de repente, tivemos de parar tudo para dar início ao tratamento. Acho que essa foi a pior parte", explicou a jovem.

Já Rodrigo é natural de Salinópolis. Para se tratarem, eles se mudaram e moraram juntos em Belém, e a aproximação os ajudou a ter a força e a confiança necessária para enfrentarem a doença.

De acordo com Synndy, um sempre incentivava o outro a persistir. "A gente até pediu para começar a fazer as sessões de quimioterapia no mesmo dia para nos darmos força”.

Agora que estão curados, os dois aconselham os pacientes que também enfrentam o tratamento contra o câncer.

“Receber o diagnóstico é um momento bastante difícil. Mas, mantenham a atenção no apoio da família, dos amigos e da equipe do hospital. Tenha por perto aqueles que você ama e desfrute da companhia daqueles que te apoiam", declarou Rodrigo.

"Tenha a clareza de que tudo é possível. A dor é passageira, mas a vitória é eterna", acrescentou.

Compartilhe  

últimas notícias