Diário de São Paulo
Siga-nos
Atenção aos consumidores e profissionais

RISCO! Anvisa notifica sobre pomada para cabelo que causa cegueira temporária; entenda

Depois de inúmeros relatos sobre os graves efeitos colaterais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou um comunicado alertando a população

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, nesta terça-feira (13), um comunicado alertando a população. - Imagem: reprodução I Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, nesta terça-feira (13), um comunicado alertando a população. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 17/12/2022, às 08h48


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, nesta terça-feira (13), um comunicado alertando a população sobre uma pomada para cabelo que causa cegueira temporária, além de outros efeitos indesejáveis e até graves.

Na ocasião, especificamente, os relatos são supostamente ocasionados por uma pomada específica, um produto para modelar e trançar os cabelos, cujo nome é Ômegafix. Em contato com o couro cabeludo, pode gerar ardência nos olhos, lesões oculares e lacrimenjamento intenso, além da cegueira temporária.

O aviso veio motivado por inúmeros casos citados por pessoas insatisfeitas que fizeram o uso da pomada. ''A Anvisa tem recebido informações sobre relatos de casos de efeitos indesejáveis'', cita, em texto, o site da Anvisa.

Depois de tomar conhecimento dos relatos, a Anvisa publicou, por meio do Diário Oficial da União, uma medida que proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso da pomada em específico, até porque, o produto não é regularizado pela entidade.

O documento, ainda, apresenta recomendações para o uso seguro desses produtos, além de outros cosméticos no geral, para a proteção da saúde dos consumidores e de profissionais que manejam e realizam a aplicação de pomadas.

Compartilhe  

últimas notícias