Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Pombo Zumbi? Surto de vírus tem causado preocupação

A doença que acomete aves pode ser motivo de alerta

Um caso já foi constatado no Brasil, em 2019 - Imagem: reprodução / divulgação UOL
Um caso já foi constatado no Brasil, em 2019 - Imagem: reprodução / divulgação UOL

Bianca Souza Publicado em 27/10/2022, às 13h01


Inúmeros pombos têm sido encontrados mortos, com o pescoço torcido, no Reino Unido, por conta de um vírus que acomete os animais.

Devido ao alto número de casos, a população britânica começou a questionar se o vírus, que tem afetado os pombos, não estaria os transformando em zumbis.

O caso mais recente ocorreu em Jersey, onde algumas aves de um bando foram sacrificadas após da contatação de uma doença viral fatal.

A doença que estaria transformando os pombos em zumbis, é denomindada de doença Newcastle, causada por um paramixovírus de pombo, e não possui tratamento.

Nas aves, o vírus causa sintomas como pescoço violentamente torcido, asas trêmulas, rigidez nos movimentos, fezes esverdeadas e caminhadas em cículo.

No Brasil

Segundo a Agência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), houve casos do paramixovírus em aves no Brasil no ano de 2019.

O caso ocorreu próximo ao Centro de Controle de Zoonoses, alguns dias antes do evento climático que transformou o dia em noite, na capital paulista.

"Descobrimos se tratar de um vírus que circulava silenciosamente no Brasil desde 2014", contou um pesquisador do Laboratório irologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Informações apuradas pelos sites 'New York Post', 'The Mirror' e 'The Sun', o que está acontecendo no Reino Unido, seria um surto do vírus.

"Houve um aumento no número de pombos de terra entrando no JSPCA Animals' Shelter nas últimas semanas, muitos dos quais apresentando sinais neurológicos", afirmou um porta-voz.

"Pescoço torcido, circulando ou incapazes de ficar de pé. Estes são todos sinais de paramixovírus de pombos, uma doença viral invariavelmente fatal que pode afetar pombos, rolas e aves", explicou.

Os sintomas causados pelo vírus em humanos ainda não são claros, mas alguns casos já foram identificados. 

As pessoas que contraíram a doença, apresentaram um quadro de conjuntivite após manusearem aves contaminadas.

"Esse genótipo não representa um grande risco para humanos ou para a avicultura", afirmou a Agência Fapesp.

Compartilhe  

últimas notícias