Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Infecções por bactéria 'carnívora' acende alerta em autoridades de saúde

O aumento dos casos é em decorrência de desastre natural

A bactéria se prolifera em ambientes aquáticos - Imagem: reprodução Canva
A bactéria se prolifera em ambientes aquáticos - Imagem: reprodução Canva

Bianca Souza Publicado em 19/10/2022, às 13h22


Depois da passagem desastrosa do furacão Ian, autoridades de saúde da Flórida, nos Estados Unidos, agora se preocupam com o aumento nos casos de infecções causadas por uma bactéria rara e 'carnívora'. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (19).

Foram confirmado 65 casos de infecção e 11 mortes por Vibrio Vulnificus, no estado até a última sexta-feira (14). De acordo com o governo, quase metade dos casos têm relação como furacão.

Um porta-voz do Departamento de Saúde da Flórida afirmou que o aumento anormal nos casos de infecção estão sendo investigados.

"O Departamento de Saúde da Flórida no condado de Lee está observando um aumento anormal nos casos de infecções por Vibrio vulnificus como resultado da exposição às águas das enchentes e águas estagnadas após o furacão Ian", afirmou.

Com a passagem do furacão Ian, um ambiente propício para a proliferação da bactéria foi criado. Ela fica na água e penetra no corpo humano por meio de feridas na pele e pelo consumo de frutos do mar mal cozidos.

A bactéria ficou conhecida como 'comedor de carne' porque consegue evoluir para uma condição que resulta na quebra de tecidos, chamado de fasceíte necrosante. Foram registradas na Flórida, 34 casos e 10 mortes em 2021, por conta da infecção.

Compartilhe  

últimas notícias