Diário de São Paulo
Siga-nos
Infecção generalizada

O que é septicemia aguda?

A infecção fez Stenio Garcia ser internado no último sábado (1º)

Stênio Garcia é internado no Rio de Janeiro com quadro de septicemia aguda - Imagem: reprodução Instagram
Stênio Garcia é internado no Rio de Janeiro com quadro de septicemia aguda - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 03/07/2023, às 10h07


No último sábado (1º) Stenio Garcia, de 91 anos, foi internado em um hospital particular na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com quadro de septicemia aguda. No domingo (02) ele foi submetido a uma série de exames e testes laboratoriais.

De acordo com a assessoria do ator, após receber antibiótico, ele apresentou grande melhora, está consciente e respira normalmente.

A notícia, que assustou os fãs de Stenio, levantou diversos questionamento sobre o que seria tal doença e se teriam motivo para se preocupar com sua saúde.

Assim, é importante ressaltar que a septicemia, também conhecida como sepse, é um quadro clínico grave que requer atendimento médico urgente e pode levar à morte.

O que é septicemia?

Segundo informações da Johns Hopkins Medicine e do Manual MSD, a septicemia, sepse, sépsis e infecção generalizada, é a resposta do organismo a uma infecção que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários.

Após a infecção, o sistema imunológico tenta atacá-los e impedi-los de se espalhar. Mas, se a bactéria, por exemplo, consegue avançar, o corpo tem uma resposta inflamatória como forma de combater o microrganismo.

Se não tratada rapidamente, ela pode progridir para um choque séptico e tem uma taxa de mortalidade de até 50%, dependendo do tipo de organismo envolvido. Além disso, pode rapidamente levar a danos nos tecidos, falência de órgãos e a morte, já que é uma infecção generalizada.

A sepse é uma emergência médica que requer tratamento urgente. Segundo o Ministério da Saúde, essas infecções estão mais frequentemente associadas à sepse:

  • Infecções pulmonares (pneumonia);
  • Infecções do trato urinário;
  • Infecções de pele,
  • Infecções nos intestinos ou trato gastrointestinal.

Entre os sintomas da septicemia, estão febre muito alta, aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada ou sinais como confusão, agitação, alteração do nível de consciência, dificuldades para respirar, diminuição da quantidade de urina e pressão baixa.

Não há exames específicos para a septicemia, mas outros testes ajudam a identificar a existência da infecção. O diagnóstico é feito com base na identificação do foco infeccioso e de sinais de mau funcionamento de órgãos.

Compartilhe  

últimas notícias