Diário de São Paulo
Siga-nos
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Não é apenas nas verduras: conheça 5 alimentos industrializados com mais pesticidas

O Brasil é líder no ranking de países que mais utilizam "defensivos agrícolas", superando os EUA e a China

O Brasil é líder no ranking de países que mais utilizam "defensivos agrícolas", superando os EUA e a China - Imagem: Reprodução/Freepik
O Brasil é líder no ranking de países que mais utilizam "defensivos agrícolas", superando os EUA e a China - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 18/03/2024, às 10h36


Atualmente, o Brasil lidera o ranking de países que mais utilizam defensivos agrícolas. Para se ter uma ideia, a quantidade excede 700 mil toneladas anualmente, superando os Estados Unidos e a China, o segundo e terceiro colocados no ranking, juntos.

De acordo com o Metrópoles, na avaliação mais recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, inclusive, apontou vestígios de pesticidas proibidos ou acima do nível permitido por lei em um em cada quatro alimentos de origem vegetal. E, além disso, o Atlas dos Agrotóxicos mais recente, publicado pela Fundação Henrich Böll, da Alemanha, apontou um aumento no índice de intoxicação no Brasil de 97% entre 2010 e 2019.

Não gera mais tanto espanto quando sabemos que vegetais presentes nos hortifrútis absorvem alto teor de defensivos. O pimentão dominou a cena, logo seguido pela goiaba, cenoura, tomate e laranja, respectivamente.

Mas, a informação mais chocante é que o consumo dessa substância não se limita aos vegetais. O Atlas dos Agrotóxicos encontrou traços de agentes químicos até em alguns itens industrializados. O nuggets é o alimento com maior traço de agentes. Depois aparecem na lista o requeijão, salsicha, hambúrguer de carne bovina e produtos de carne em geral aparecem na lista.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou 24 amostras de nuggets, salsichas e cia. Entre os produtos, 14 apresentaram restos de pesticidas.

Até mesmos os biscoitos recheados forma identificados com a presença da substância.

Sendo assim, lavar criteriosamente os vegetais frescos e mudar o perfil da compra podem ser alternativas para se blindar, além de optar por itens orgânicos e agroecológicos.

Referindo-se aos industrializados, o ideal é evitar ao máximo o consumo desses alimentos que, por si só, acabam não agregando na saúde.

Compartilhe  

últimas notícias