Diário de São Paulo
Siga-nos
Útero didelfo

Mulher faz descoberta impressionante após suspeita de gravidez: "Descobri que tinha dois úteros"

Kailane de Sena Silva deu detalhes sobre o diagnóstico

Mulher faz descoberta impressionante após suspeita de gravidez: "Descobri que tinha dois úteros" - Imagem: reprodução redes sociais
Mulher faz descoberta impressionante após suspeita de gravidez: "Descobri que tinha dois úteros" - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 23/09/2022, às 15h01


Após desconfiar de uma possível gravidez, a baiana Kailane de Sena Silva, de 19 anos, resolveu ir ao ginecologista. No entanto, a visita que parecia ser apenas para esclarecer se ela estaria esperando um bebê ou não acabou revelando algo ainda mais surpreendente: Kailane tinha dois úteros.

"Fiquei assustada! Quando vi na tela, achei que estava grávida de gêmeos", conta a jovem.

Após o susto, foi nesta mesma consulta que ela recebeu o diagnóstico e entendeu que se tratava de uma malformação uterina conhecida como útero didelfo.

Kailane, que mora em Coité (BA), deu detalhes sobre sua condição em seu perfil no Instagram e seu vídeo alcançou mais de 280 mil visualizações. Em entrevista à revista Crescer, ela conta que antes do diagnóstico tinha um ciclo menstrual muito desregulado e fortes cólicas menstruais.

Após fazer um exame transvaginal, ela acabou descobrindo a malformação uterina. Porém, por enquanto, ela ainda não sabe como será o seu acompanhamento médico.

Ela ainda revelou que pretende engravidar um dia, no entanto, terá que se planejar bem, pois, além do útero didelfo, ela tem epilepsia, então, precisa conversar com um médico sobre a suspensão dos seus medicamentos.

"Eu também posso engravidar nos dois úteros ou ter um aborto espontâneo. Então, tudo tem que ser feito com muita calma e cautela", afirma ela. Apesar do susto, Kailane está confiante: "Tudo dará certo", ressaltou. 

O que é o útero didelfo ou útero duplo?

De acordo com o portal Tua Saúde, o útero didelfo, ou duplo, caracteriza-se por uma anomalia congênita rara, em que a mulher possui dois úteros, podendo ter cada um a sua abertura, ou terem ambos o mesmo colo uterino. Cada útero também se encontra ligado a um ovário.

As mulheres que possuem um útero didelfo podem engravidar e ter uma gravidez saudável, no entanto existe um maior risco de ocorrer um aborto ou o nascimento de um bebê prematuro, em relação a mulheres que têm um útero normal.

Compartilhe  

últimas notícias