Diário de São Paulo
Siga-nos
Doenças respiratórias

Bronquiolite: 'surto' da doença em SP aumentam casos nos hospitais

Uma onda do vírus sincicial respiratório (VSR) está em alta no estado de São Paulo

Uma onda do vírus sincicial respiratório (VSR), conhecido como bronquiolite, está em alta no estado de São Paulo - Imagem: Freepik
Uma onda do vírus sincicial respiratório (VSR), conhecido como bronquiolite, está em alta no estado de São Paulo - Imagem: Freepik

Jessica Anjos Publicado em 06/11/2022, às 22h08


Bronquiolite, o vírus sincicial respiratório (VSR), chegou fora de época em São Paulo e está lotando os hospitais públicos e privados da capital e começando a preocupar os médicos. O medo das equipes de saúde é que tenham ocorrências de surtos simultâneos, quando as crianças apresentam covid-19 e bronquiolite.

De acordo com o Estadão, pelo menos dois hospitais de São Paulo precisaram ampliar seus leitos na unidade de terapia intensiva (UTI) infantil para tratar dos casos da doença. O vírus é mais letal para as crianças de até 2 anos de idade, principalmente para as que tem menos de 6 meses ou prematuras. 

No Hospital Israelita Albert Einsteino número de tstes positivos para bronquiolite por VSR aumentou de 53 na segunda semana de outubro para 131 na última semana do mês. A UTI que cuida das crianças, por exemplo, tem normalmente capacidade para tratar 18 pacientes, mas, com após o aumento da doença tiveram que abrir mais dez leitos.

Segundo o Estadão, sobre a rede pública de saúdo no estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde informou que o Hospital Municipal Menino Jesus, que é referência no atendimento às crianças na cidade, também teve aumento nos casos de bronquiolite. 

É importante evitar levar crianças pequenas a ambientes fechados ou que elas tenham contato com pessoas que estão com sintomas respiratórios. E fique de olho! Caso elas comecem a ter algum sintoma como dificuldade para respirar, leve-as até o pronto-socorro mais próximo.  

Compartilhe  

últimas notícias