Diário de São Paulo
Siga-nos
Vacinação SP

Anvisa aprova 1ª injeção para prevenir a HIV; entenda

O Cabotegravir é aplicado a cada dois meses em esquema de profilaxia pré-exposição (PrEP)

Anvisa aprova 1ª injeção para prevenir a HIV; entenda - Imagem: reprodução Canva
Anvisa aprova 1ª injeção para prevenir a HIV; entenda - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 10/06/2023, às 13h41


Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro de novo medicamento ao Cabotegravir, uma injeção aplicada a cada dois meses para previnir a infecção pelo HIV.

Desenvolvida pela farmacêutica GSK, a injeção tem o nome comercial de 'Apretude'. O medicamento funciona como uma profilaxia pré-exposição ao vírus (PrEP). No Brasil, desde 2017, a estratégia é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de comprimidos diários.

De acordo com o jornal O Globo, essa terapia é destinada a grupos considerados de maior risco de exposição ao HIV, como homens que fazem sexo com outros homens, profissionais do sexo e pessoas em relacionamentos sorodiscordantes (em que um parceiro vive com HIV e o outro não).

O comprimido diário é uma combinação de dois antirretrovirais, tenofovir + emtricitabina, que bloqueiam as vias de infecção pelo HIV. Dessa forma, se o indivíduo for exposto ao vírus, o risco de contaminação é reduzido em mais de 90%.

Segundo o Painel PrEP, do Ministério da Saúde, desde a implementação, até abril deste ano, 81.824 brasileiros acessaram a terapia no país – 89% pela rede pública. No entanto, mais de 22 mil deixaram de aderir à estratégia, por desistirem de seguir com o tratamento a longo prazo.

Por isso, pesquisadores têm investido em novos fármacos capazes de aumentar a aderência do público-alvo, como os de longa duração, que podem ser aplicados em intervalos maiores, ou em formatos de implantes, por exemplo.

Um dos mais avançados nesse sentido até agora é o Cabotegravir, que desde julho do ano passado é indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aos países como uma alternativa mais eficaz da PrEP. Nações como Estados Unidos, Austrália e Zimbabué deram o aval recentemente ao medicamento.

Vale citar que, apesar de a Anvisa ter concedido o registro de novo medicamento, isso não quer dizer que ele será imediatamente oferecido na rede pública. Para isso, ainda é necessária uma avaliação do Ministério da Saúde para decidir se irá incorporar ou não o novo fármaco à estratégia da PrEP no SUS, e desenhar as regras para isso.

Compartilhe  

últimas notícias