Diário de São Paulo
Siga-nos
Pandemia

ALERTA! Surto de Covid-19 na China pode levar a novas tragédias no Brasil

O cenário se tornou preocupante após supostas falhas nas políticas de 'Covid zero' no país asiático

A Covid-19 foi responsável por 19% de todas as mortes registradas no Brasil entre 2020 e 2021 - Imagem: Freepik
A Covid-19 foi responsável por 19% de todas as mortes registradas no Brasil entre 2020 e 2021 - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 26/12/2022, às 15h15


Novos casos de Covid-19 estão surgindo na China, indicando um crescimento assustador da doença em vários territórios. As autoridades locais estão apreensivas devido aos resultados infrutíferos de sua política de “Covid zero”.

No entanto, especialistas temem que a nova onda no país asiático pode provocar o surgimento de novas subvariantes do vírus, com maiores capacidades de contágio, e também desencadear, em breve, um surto mais avassalador no Brasil.

Em entrevista à CNN, o médico infectologista João Prats, do Hospital BP, fez um alerta sobre a situação na China e como as crescentes infecções podem indicar um cenário mais catastrófico no futuro.

“Quanto maior o número [de casos], maior a preocupação para o resto do mundo. Tem acontecido de, quando acontece alguma coisa dessas na China, a gente vê o mundo algum tempo depois sofrendo também”, explicou.

E acrescentou: “Vamos ver esses próximos 15 a 20 dias, e os dados que vierem da China, e o que vai acontecer no nosso país. Principalmente um, dois meses depois de um surto fora a gente tem visto impacto aqui.”

Outro fator preocupante para o especialista é o fato de a cobertura da terceira dose da vacina estar e defasada em diversos estados. Para João Prats, os impactos podem ser mais devastadores com o possível surgimento de uma nova variante, na China, que seja mais resistente às vacinas.

“Quanto mais surtos e números grandes de casos, maior a chance de uma variante nova (…), e isso é sempre preocupante”.

Segundo uma recente pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2020 e 2021, a Covid-19 foi responsável por quase um quinto (19%) de todas as mortes registradas no Brasil.

Durante o pico da pandemia, em março de 2021, o país chegou a contabilizar quase 4 mil óbitos pela doença por dia, número que supera a média diária de mortes por todas as causas em 2019, que foi de 3,7 mil.

Outra triste revelação feita pelo estudo é que as mortes causadas pela covid-19 deixaram 40.830 crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil.

Compartilhe  

últimas notícias