Diário de São Paulo
Siga-nos
Pandemia

Enfermeira negacionista aplica falsa vacina de covid em mais de 8 mil idosos

A profissional de saúde foi condenada na última quinta-feira (1)

A enfermeira alemã insistiu que teria feito apenas seis aplicações falsas. - Imagem: reprodução/Deutschland
A enfermeira alemã insistiu que teria feito apenas seis aplicações falsas. - Imagem: reprodução/Deutschland

Mateus Omena Publicado em 03/12/2022, às 12h40


Uma enfermeira alemã negacionista foi condenada, na última quinta-feira (1), por aplicar doses falsas de vacina contra a covid-19 em cerca de 8.600 idosos entre março e abril de 2021.

O crime aconteceu na cidade de Friesland, no norte da Alemanha.

Por decisão da Justiça, Antje T., de 39 anos, deverá cumprir seis meses de prisão em liberdade condicional.

Durante a pandemia, a enfermeira fez publicações contrárias às vacinas de prevenção contra o coronavírus. No centro de imunização onde trabalhava, a profissional de saúde deveria aplicar doses da BioNTech Pfizer, no entanto decidiu substituir o imunizante por uma solução salina.

De acordo com a emissora alemã NDR, as vítimas da aplicação falsa foram principalmente professores e funcionários da saúde acima de 70 anos. No julgamento no Tribunal de Oldenburg, Antje se desculpou pelos crimes, mas acabou condenada por seis acusações de agressão intencional.

De acordo com as autoridades locais, por ser responsável pelo manuseio de seringas e doses de vacina, a enfermeira aplicou milhares de falsas doses antes de ser flagrada. Depois de passar um mês cometendo a infração, outra funcionária da unidade de saúde notou a substituição por soro e denunciou Antje.

Durante o depoimento, a enfermeira confessou ter usado a solução salina, mas apenas em uma ocasião. Ela disse que teria quebrado um frasco de seis doses e decidido substituí-lo por soro por não ter coragem de contar aos colegas sobre o incidente.

Por outro lado, testes laboratoriais confirmaram que vários pacientes que receberam aplicações realizadas por Antje não haviam desenvolvido anticorpos contra a covid-19, de acordo com a NDR. Os pacientes foram vacinados novamente, desta vez com doses verdadeiras do imunizante.

Compartilhe  

últimas notícias