Diário de São Paulo
Siga-nos
Que perigo!

ALERTA! Mulher sofre corte no dedo em manicure e acaba desenvolvendo doença grave; entenda

Grace Garcia, de 50 anos, contou sua história em entrevista

Por conta da alta clientela de sua manicure um pouco antes do Dia de Ação de Graças, no fim de 2021, a moça foi em um salão diferente do qual estava acostumada - Imagem: reprodução/Freepik
Por conta da alta clientela de sua manicure um pouco antes do Dia de Ação de Graças, no fim de 2021, a moça foi em um salão diferente do qual estava acostumada - Imagem: reprodução/Freepik

Thais Bueno Publicado em 31/01/2023, às 17h33


Gracia Garcia, de 50 anos de idade, é uma moradora da Califórnia, nos Estados Unidos. Em seu TikTok, ela contou uma história apavorante e fez um alerta para as pessoas que adoram cuidar das unhas com manicures após desenvolver uma grave doença.

Segundo informações do portal R7, a moça ia cuidar das unhas sempre na mesma manicure. Contudo, por conta da alta clientela da profissional um pouco antes do Dia de Ação de Graças, no fim de 2021, ela foi em outro salão, que parecia "chique".

Em entrevista para ao programa de TV 'Today', da emissora NBC, ela contou que desenvolveu um câncer de pele por conta de um corte no dedo feito pela manicure.

"Ela [manicure] me cortou, e o corte não foi apenas um corte normal na cutícula. Ela me cortou fundo, e foi uma das primeiras vezes que isso aconteceu comigo", desabafou.

A cliente também declarou que, na época, não conseguiu verificar se a profissional utilizou instrumentos esterilizados ou não. Nisso, o corte virou uma lesão que, segundo Grace, "nunca melhorou", mas não estava tão ruim assim.

Para tentar curar a ferida, a mulher comprou uma pomada antibiótica; no entanto, nada funcionava e ela seguia com uma lesão bem aparente no dedo.

Foi nesse momento que Grace decidiu procurar um médico. Na primeira vez, porém, saiu com o diagnóstico de um "calo de escrever" - diagnóstico que não levou muito a sério, pois não usava o seu dedo anelar ao escrever.

Em abril de 2022, a mulher recorreu a um ginecologista, que sugeriu que ela procurasse, na verdade, um dermatologista. O último profissional apenas disse para que ela fizesse o acompanhamento do corte.

Após isso, no entanto, o machucado evoluiu de uma protuberância para uma ferida aberta e, depois de um tempo, se tornou uma verruga. Foi quando ela foi a outro dermatologista e foi submetida a uma biópsia. "Eu sabia que não era bom", explicou.

@ggzella It all started w/Mani/Pedi that went wrong! Nail tech cut me with unsterilized tools! 💅🏻🩸 which within 6 months turned in to CANCER!! #mohssurgery#mohssurgeryrecovery#uclahospital#cancerfree#selfscreening#foryou#foryoupage#fyp#viralvideo♬ original sound - GG

Depois do exame, foi descobertas um carcinoma (tumores malignos que se originam nos tecidos epiteliais) de células escamosas - um tipo comum de câncer de pele

Apesar desse tumor ser muito frequente por exposição ao sol, no caso de Grace, os médicos encontraram algo raro: a causa do câncer era o papilomavírus humano, o HPV.

Teo Soleymani, dermatologista que fez o diagnóstico de Grace, explicou o caso. "É muito raro por várias razões. De modo geral, as cepas que causam câncer do ponto de vista do HPV tendem a ser mais transmitidas sexualmente".

Conforme relatado por ele, o corte feito pela manicure no dedo da moça foi a porta de entrada do vírus. "Então aquela pele grossa que temos nas mãos e nos pés que funciona como uma barreira natural contra infecções e coisas assim não existia mais, e o vírus foi capaz de infectar a pele dela".

Segundo o médico, a descoberta da doença ainda em fase inicial "provavelmente a salvou de ter o dedo amputado".

Grace passou por cirurgia. O médico responsável utilizou uma técnica que o permitiu ver 100% da borda do tumor e retirá-lo integralmente, o que garante uma "alta taxa de cura" sem remover muita pele.

O profissional da saúde ainda recomendou que qualquer pessoa que tenha um crescimento na pele que não desapareça em cerca de quatro semanas, deve procurar um médico. A vacinação contra o HPV também é recomendada.

Compartilhe  

últimas notícias