Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

A poesia pode ser um aliado contra a solidão e o isolamento? Pesquisa responde

O estudo foi conduzido pelas universidades de Plymouth e Nottingham Trent, no Reino Unido

A poesia pode ser um aliado contra a solidão e o isolamento? pesquisa responde - Imagem: reprodução freepik
A poesia pode ser um aliado contra a solidão e o isolamento? pesquisa responde - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 07/11/2023, às 17h47


Uma pesquisa conduzida pelas universidades de Plymouth e Nottingham Trent, no Reino Unido, destacou que a leitura, escrita e compartilhamento de poesia demonstram eficácia na ajuda às pessoas no enfrentamento da solidão, isolamento, ansiedade e depressão.

Em setembro deste ano, o Jornal de Terapia de Poesia divulgou um estudo que revelou melhorias notáveis no bem-estar mental de muitas pessoas que adotaram a poesia como um meio de enfrentar os desafios provocados pela pandemia de Covid-19.

O estudo examinou 400 participantes que se inscreveram no website poetandcovid.com, antes de seu fechamento, onde compartilhavam suas poesias e tinham acesso às obras de outros artistas. 

Conforme informações do portal Metrópoles, mais da metade dos participantes afirmaram que a expressão artística os ajudou a enfrentar sentimentos de solidão, isolamento, ansiedade e depressão.

Estes resultados demonstram o poder substancial da arte. Além de apoiar a saúde e bem-estar, o site mostrou a recuperação social e cultural e ofereceu uma compreensão de como a poesia estava sendo usada como forma de discurso durante a pandemia”, disse o pesquisador Anthony Caleshu, professor de poesia e escrita criativa na Universidade de Plymouth.

Entre os voluntários que participaram das entrevistas, 51% afirmaram que a leitura e/ou escrita de poesia contribuiu para enfrentar a solidão e o isolamento, enquanto 50% relataram uma redução na ansiedade e depressão. Além disso, 34% experimentaram uma diminuição na ansiedade, e 24% sentiram-se mais equipados para lidar com seus desafios.

Além disso, o estudo revela que 17% dos participantes consideram que a poesia os auxiliou na abordagem de questões relacionadas ao luto, enquanto 16% afirmaram que a prática poética contribuiu para o manejo de sintomas persistentes de saúde mental.

O site atraiu mais de 100 mil visitantes de 128 nações diferentes, que compartilharam mais de mil poemas criados por mais de 600 autores. Muitos desses autores buscavam transmitir suas vivências pessoais durante o período da pandemia.

“Procuro enviar algumas poesias relacionadas ao recente falecimento de meu pai pela Covid-19. Quero capturar algumas das emoções conflitantes que tenho sentido desde que notícias de vacinas promissoras foram divulgadas tão perto de sua morte”, comenta um participante não identificado.

“Espero me conectar com outras pessoas que perderam entes queridos, mas também fornecer esperança para aqueles que estão isolados e esperando que seus familiares voltem para casa. Esta é minha primeira poesia”, finaliza.

O estudo ressalta que os utilizadores do website descobriram na poesia a capacidade da expressão artística para estimular a criatividade na comunicação de seus sentimentos. Além de servir como uma saída para desabafar, a arte aproxima indivíduos uns dos outros por meio da identificação que surge através das palavras, diminuindo, assim, a sensação de solidão.

Compartilhe  

últimas notícias