Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Tarifa Zero: São Paulo tem passagem de ônibus gratuita aos domingos; veja como aproveitar o benefício

A medida de inclusão, busca ampliar o lazer e permitir a população viver mais a cidade

O principal objetivo do programa é fazer com que todos os moradores de São Paulo possam aproveitar a cidade igualmente - Crédito: Leon Rodrigues/SECOM
O principal objetivo do programa é fazer com que todos os moradores de São Paulo possam aproveitar a cidade igualmente - Crédito: Leon Rodrigues/SECOM

Vitória Tedeschi Publicado em 24/01/2024, às 10h00


cabecalho

Há pouco mais de um mês, a cidade de São Paulo passou a oferecer transporte gratuito em todos os 1175 itinerários de ônibus durante os domingos, no período de 0h às 23h59. O "Domingão Tarifa Zero", iniciativa da Prefeitura de São Paulo, se estende também a datas especiais, como o Aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro.

Intitulado "Domingão Tarifa Zero" e com slogan "Explore, Descubra, Viva São Paulo", o programa tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público na cidade, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos.

Na prática, não cobrar passagens de ônibus aos domingos faz com que as pessoas possam ir à missa, ao teatro, parques, espaços esportivos, centro histórico e uma série de atividades de lazer, o que impacta diretamente no bem-estar e saúde mental de toda a população.

A medida é permanente e foi estabelecida por decreto. A cidade de São Paulo, que conta com cerca de 11.451.999 milhões de habitantes, segundo levantamento de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma parcela da população com menor poder aquisitivo.

Com a tarifa zero, a cidade se torna mais acessível para todos, já que essas pessoas podem frequentar, por exemplo, equipamentos públicos da cidade sem se preocupar com as despesas do transporte. A prefeitura vai deixar de receber R$283 milhões ao ano com as tarifas pagas aos domingos, de todos os 2,2 milhões de passageiros que utilizam as linhas de ônibus municipais.

Assim, o atendimento gratuito aos domingos será feito com a frota atual operacional de 4,8 mil ônibus. Estudos da SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior, por isso não há necessidade de integração com o sistema metroferroviário, já que as linhas de ônibus atendem a toda a cidade.

Aumento de 33% no número de passageiros

imagem-2-reportagem-especial
O novo programa já se mostrou um sucesso entre a população em seu primeiro dia de funcionamento / Imagem: Leon Rodrigues/SECOM

Como uma prova de que a medida tem sido bem aceita pelos cidadãos de São Paulo, o primeiro mês do ‘Domingão Tarifa Zero’ registrou 16,2 milhões de passageiros. Amanhã, dia 25 janeiro, aniversário de 470 anos de São Paulo, os munícipes também poderão usufruir da gratuidade. A média de passageiros aos domingos no primeiro mês de Domingão Tarifa Zero (sem feriado prolongado) foi de 2,8 milhões.

Já a média de usuários em janeiro de 2023, quando o programa não existia, foi de 2,1 milhões de pessoas utilizando o transporte público. Isso significa 33% de crescimento da demanda. No primeiro dia de “Domingão Tarifa Zero”, 17 de dezembro de 2023, também foi feito um balanço inicial, que apontou que a população aproveitou as viagens de ônibus gratuitas para circular por toda a cidade, aproveitando os parques, ruas famosas, shows temáticos e outras atrações culturais, sociais e esportivas. Em especial, o fluxo foi grande para locais como o Sesc Itaquera, Parque do Ibirapuera e Parque do Carmo.

Como aproveitar o benefício?

A gratuidade dos ônibus municipais da cidade de São Paulo é válida todos os domingos, a partir da meia-noite e todos os passageiros têm direito ao benefício. Para isso, basta acessar o veículo da forma convencional: pela porta da frente, passando pela catraca e encostando o Bilhete Único no validador, sem que a tarifa seja cobrada.

De acordo com a SPTrans, o passageiro ainda precisará passar o bilhete no leitor apenas para fins estatísticos. Apesar disso, para o usuário que não tem bilhete, é possível usar o bilhete de bordo do cobrador. Para os casos de ônibus que não têm cobrador, o motorista tem um dispositivo apropriado para liberar a passagem.

Vale citar que, mesmo que o acesso possa ser realizado sem o cartão, o primeiro bilhete é gratuito, basta pedir no site (https://bilheteunico. sptrans.com.br). A gratuidade só vale para os ônibus municipais. O Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) não fazem parte do programa Tarifa Zero.

Saiba mais sobre o Domingão Tarifa Zero

imagem-4-reportagem-especial
A gratuidade dos ônibus aos domingos é permanente e foi estabelecida por decreto da gestão atual / Imagem: Leon Rodrigues/SECOM
  • Zero nos ônibus?

Viajar nos ônibus municipais da cidade de São Paulo é gratuito todos os domin- gos para todos os passageiros das 0h às 23h59.

  • Nos feriados também haverá gratuidade nos ônibus municipais?

A gratuidade também será aplicada no Natal (25/12), Ano Novo (1/1) e Aniversário de São Paulo (25/1).

  • Todo mundo terá direito à gratuidade nos ônibus aos domingos?

Todos os passageiros terão direito a gratuidade nos ônibus municipais da cidade de São Paulo.

  • Qual horário? Será o dia todo?

O Domingão Tarifa Zero abrange todo o domingo, das 0h às 23h59.

  • Preciso usar o Bilhete Único?

Sim. Os passageiros terão que usar o Bilhete Único. A catraca vai funcionar e será necessário encostar o Bilhete Único no validador, mas a tarifa não será cobrada.

  • O turista não terá direito aos ônibus gratuitos por não ter Bilhete Único?

Terá! Todos têm direito à gratuidade. Quem ainda não tem o Bilhete Único terá o acesso liberado pelo motorista ou cobrador. Mas o primeiro bilhete é gratuito, basta pedir no site bilheteunico.sptrans.com.br.

  • A Prefeitura vai manter os cobradores?

Os cobradores serão mantidos. Inclusive serão os responsáveis, ao lado dos motoristas, por liberar a catraca para os passageiros que não têm Bilhete Único.

  • Os trens, Metrô e ônibus intermunicipais entram no programa?

O Domingão Tarifa Zero é válido para os ônibus municipais da cidade de São Paulo, não engloba o transporte sobre trilhos ou o sistema intermunicipal.

  • Ao usar o Bilhete Único, eu terei direito à integração com os trilhos?

Não. O desconto na integração vale ape- nas para tarifas pagas. Desta forma, não há desconto na integração aos domingos, já que os ônibus serão gratuitos.

  • Vou poder usar quantos ônibus?

Quantos quiser! O Domingão Tarifa Zero permite que o passageiro realize quantas viagens quiser ao longo do domingo, utilizando o Bilhete Único comum.

Sem reajuste na tarifa em 2024

imagem-5-reportagem-especial_1
O valor da passagem de ônibus em 2024 segue o mesmo desde 2020 / Imagem: Edson Lopes Jr/ SECOM

Além de criar o 'Domingão Tarifa Zero', a fim de ampliar ainda mais o acesso da população a tudo o que a cidade oferece, a gestão atual também decidiu não realizar nenhum reajuste do valor da passagem do sistema de transporte público por ônibus no ano de 2024, de segunda a sábado.

Assim, a administração municipal informou que a tarifa dos ônibus municipais será mantida em R$4,40, cujo valor não sofre reajustes desde janeiro de 2020, ou seja, a capital está há 4 anos sem aumentar o valor desta tarifa.

Com isso, além de aumentar o poder de acesso da população, a medida da gestão atual também busca incentivar o uso do transporte coletivo na cidade, responsável pela locomoção de 7 milhões de passageiros por dia.

Vale lembrar que a gestão atual enfatizou que não há qualquer impedimento técnico na gestão de tarifas distintas entre os serviços de ônibus, metrô e trens, como já aconteceu em anos anteriores. Isso porque, como já dito, as outras tarifas sofreram aumento neste ano.

[Colocar ALT]

Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias