Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Prefeitura de São Paulo inaugura 15 novas creches e mantém capital sem fila de espera por vagas por mais um ano consecutivo

CEI Ismael Ivo, umas das unidades inauguradas este ano, tem capacidade para 200 crianças

Inaugurada no Mês da Consciência Negra, o nome do CEI homenageia uma personalidade negra brasileira - Imagem: Édson Lopes Jr./SECOM
Inaugurada no Mês da Consciência Negra, o nome do CEI homenageia uma personalidade negra brasileira - Imagem: Édson Lopes Jr./SECOM

Vitória Tedeschi Publicado em 22/12/2023, às 10h12


testeira_-_dez

A Prefeitura de São Paulo continua investindo na educação das crianças da capital, sendo que um dos pilares está na construção de novas creches. A 15ª unidade foi entregue pela Prefeitura de São Paulo no último dia 21 de dezembro, dentro do condomínio popular Guaicuri, localizado na região da favela de mesmo nome na Vila Missionária, próximo à represa Billings, Zona Sul da capital.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Julia Lopes de Almeida tem capacidade para atender 96 crianças de 0 a 3 anos. No dia 15 de dezembro, foi a vez do Butantã, Zona Oeste, receber mais uma unidade educacional, a 14ª do ano. O CEI Monsenhor Jonas Abib, que teve investimento de R$ 5,4 milhões, já está em funcionamento e atende em período integral, aproximadamente, 200 crianças de 0 a 3 anos de idade. Também inaugurada recentemente, em 27 de novembro, o Centro de Educação Infantil (CEI) Ismael Ivo, na região da Vila Prudente, na Zona Leste da cidade é a 13ª unidade escolar das 45 que serão entregues até 2024 pela gestão atual.

Com total infraestrutura para receber os alunos de forma segura, confortável e acessível, o nome do novo CEI é uma homenagem a uma personalidade negra, célebre bailarino e coreógrafo brasileiro que morreu em 2021 vítima da covid-19. A unidade dispõe de seis salas de minigrupos, três berçários, brinquedoteca, solário, duas salas de banho e troca, lactário, cozinha, refeitório, salas para coordenação e professores, e tem a capacidade para atender até 200 alunos.

Vale citar que a obra seguiu as diretrizes adotadas em todas as obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, bem como as normas de acessibilidade vigentes: a escola está equipada com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braille, playground e sanitários acessíveis. Além disso, a instituição conta com equipamentos sustentáveis, como água de reuso e placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

Com a inauguração de novas unidades educacionais, a Prefeitura de São Paulo mantém a fila de espera por vagas em creches, na maior metrópole do Brasil, zerada por mais um ano consecutivo e segue investindo na área com a inauguração de 15 unidades de Educação Infantil, sendo 12 CEIs e 3 EMEIs.

Primeira “Bebeteca” é inaugurada na Zona Leste

Além do CEI Ismael Ivo, neste ano a população de São Paulo também foi beneficiada com a primeira Bebeteca no CEU Barro Branco, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste, que busca incentivar o desenvolvimento das crianças na primeira infância.

O projeto inovador e que estará em mais 38 CEUs em toda a cidade no ano que vem, é uma biblioteca destinada a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, com ambiente acolhedor e materiais pedagógicos especiais que incentivam o hábito da leitura e o desenvolvimento da habilidade cognitiva. A instalação é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/ SGM).

A meta da gestão municipal é implantar Bebetecas em todos os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade. Localizada dentro da Biblioteca do CEU, o acesso ao espaço é aberto à comunidade de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 5990-3368.

[Colocar ALT]Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias