Diário de São Paulo
Siga-nos
TARIFA ZERO

São Paulo tem 460 mil embarques a mais após implantação da tarifa zero

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que o Domingão Tarifa Zero está sendo um sucesso

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que o Domingão Tarifa Zero está sendo um sucesso - Imagem: Reprodução/Instagram @prefsp
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que o Domingão Tarifa Zero está sendo um sucesso - Imagem: Reprodução/Instagram @prefsp

Ana Rodrigues Publicado em 17/01/2024, às 09h44


Os ônibus de São Paulo receberam - em média -, 460 mil embarques a mais no primeiro mês de tarifa zero aos domingos, um aumento de 20% no total de viagens, segundo a SPTrans.

Segundo o UOL, os embarques se referem ao número de vezes que os passageiros utilizaram o ônibus naquele dia, incluindo as baldeações. A SPTrans não informou quantas pessoas foram transportadas desde 17 de dezembro - época que o programa foi lançado. Isso quer dizer que, uma pessoa pode ter feito mais de uma ou duas viagens com a tarifa zero.

Para conseguir uma média, o UOL somou o número total de embarques dos primeiros domingos de tarifa zero e depois dividiu por cinco.

  • 17 de dezembro de 2023: 3,0 milhões de embarques;
  • 24 de dezembro de 2023: 2,6 milhões de embarques;
  • 31 de dezembro de 2023: 2,2 milhões de embarques;
  • 7 de janeiro de 2024: 2,7 milhões de embarques;
  • 14 de janeiro de 2024: 2,8 milhões de embarques.

Para chegar à média de 20% de aumento, com a média de embarques no domingo de outubro, naquele mês - ainda sem a gratuidade -, os ônibus registraram 2,2 milhões de embarques, segundo a SPTrans. A empresa não considerou o mês de novembro, devido a gratuidade oferecida aos alunos que fizeram o Enem naquele mês.

Foram registrados 3 milhões de embarques no primeiro domingo da tarifa zero. Aquele 17 de dezembro foi o dia com mais embarques, enquanto os menores foram em 24 e 31 de dezembro, vésperas de feriado.

O Pré-candidato à reeleição, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que o Domingão Tarifa Zero está sendo um sucesso.

Tínhamos uma ociosidade de 60% aos domingos e com a medida fazemos melhor uso dos recursos e possibilitamos que as pessoas mais pobres possam curtir a cidade, fazer do seu domingo um dia feliz".

Nos dias de Natal (25/12) e de Ano Novo (01/01) registraram um aumento de 300 mil embarques em comparação com os mesmos feriados de 2022. Apesar de terem caído em uma segunda-feira, a prefeitura concedeu a tarifa zero nessas datas - assim como fará no aniversário da cidade (25/01).

A SPTrans não informou quanto dinheiro deixou de arrecadar nos primeiros cinco domingos do programa. Em nota, afirmou que a estimativa é que, ao longo do ano, deixem de ser arrecadados cerca de R$ 280 milhões com a tarifa dos domingos e dias de Natal, Ano Novo e Aniversário da Cidade.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirmou que CPTM e Metrô não perderam passageiros no primeiro mês de tarifa zero.

Compartilhe  

últimas notícias