A tarifa zero entrará em vigor já no próximo domingo (17), em toda cidade

Ana Rodrigues Publicado em 12/12/2023, às 07h55
Nesta segunda-feira (11), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou que os ônibus municipais terão tarifa zero aos domingos, no Natal, no Ano-Novo e no aniversário da cidade de São Paulo - comemorado em 25 de janeiro.
Segundo o UOL, a medida entrará em vigor já no próximo domingo (17), em toda cidade. O anúncio foi feito, após uma reunião realizada com integrantes da SPTrans, vereadores e secretários.
Ricardo calculou que a prefeitura vai deixar de arrecadar R$280 milhões. De acordo com ele, estão disponíveis 4,8 mil coletivos aos domingos. Ele ainda afirmou que, a gratuidade vai ajudar na ampliação das atividades econômicas aos domingos.
É mais gente vendendo água, pipoca, algodão-doce".
A tarifa zero acaba gerando um impasse com o governo estadual, responsável pelo transporte sobre trilhos. O atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) defendeu o reajuste na tarifa - já que ela está em R$4,40 desde 2020.
Na coletiva, Nunes argumentou que, conversou com o governador e eles estão "integrados". Ainda falou que, não haverá necessidade de gratuidade no Metrô e na CPTM, porque as linhas municipais atendem toda a cidade.
A tarifa zero será aplicada entre a 0h às 23h59 das datas anunciadas pela prefeitura, onde a catraca será utilizada - diferente de como funcionou nos dias de aplicação do Enem, onde os passageiros embarcaram pela porta traseira.
Quem tiver o Bilhete Único poderá passar o cartão e girar a catraca, sem nenhum valor sendo debitado. Agora, os passageiros que não possuírem o bilhete, o motoristaou cobrador irá liberar a entrada.
Nunes informou que a catraca será utilizada para que a prefeitura consiga monitorar o fluxo de passageiros.
No Orçamento 2024 - aprovado em primeira votação na Câmara - a previsão é de R$500 milhões para a tarifa zero no ano que vem. No mês de novembro, Ricardo Nunes havia afirmado que estudava adotar a tarifa zero aos domingos ou no período noturno.
A possibilidade de incluir ônibus da madrugada na proposta ainda não foi descartada, onde elas transportam cerca de 22 mil pessoas por dia.
A partir de agora, meus técnicos da SPTrans junto com os técnicos do governo do estado vão fazer as análises com relação a essa questão da tarifa. A gente não tem hoje uma definição se terá aumento ou não da tarifa. Assim como qualquer outra política pública, pode chegar algum momento ou outro que podemos fazer ajustes", informou Ricardo Nunes.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Influenciador relata ter sido retirado de campanhas publicitárias por causa da deficiência: “Disseram que eu causaria constrangimento”

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal contra ondas de calor da menopausa

Polícia estoura canil clandestino na Zona Leste de SP e resgata mais de cem felinos de raça

Investigação interna afasta hipótese de arrastão na Estação Luz do metrô de SP

Investigação aponta retirada de câmera após morte de jovem em salto de rope jump