Diário de São Paulo
Siga-nos
Caiu do golpe

IMAGENS - Veja fotos das celas onde golpistas estão presos há 1 mês desde a invasão à Esplanada

Grande parte do grupo foi encaminhado para o Complexo da Papuda, em Brasília

IMAGENS - Saiba como são as celas onde golpistas estão presos há um mês da invasão à Esplanada - Imagem: reprodução
IMAGENS - Saiba como são as celas onde golpistas estão presos há um mês da invasão à Esplanada - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 08/02/2023, às 09h27


Há exatamente um mês, no dia 8 de janeiro, um grupo de radicais de direita promoveram uma invasão e destruição da sede dos três poderes, em Brasília. Após o ataque golpista, mais de mil pessoas foram presas e encaminhadas para penitenciárias do Distrito Federal.

No início das investigações, os extremistas ficaram durante um período concentrados em um acampamento militar. No dia 10 de janeiro, a maioria dos homens presos em flagrante por vandalizarem a Esplanada dos Ministérios em uma tentativa de golpe de Estado foram transferidos para os blocos 4 e 6 do Complexo da Papuda II.

Neste mesmo dia, segundo informações divulgadas pelo G1, representantes da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e da Defensoria Pública da União (DPU) fizeram uma avaliação das condições do presídio e constataram a superlotação do local.

golpistas-celas
Mais de mil pessoas foram presas em  flagrante pela invasão e depredação dos prédios da Esplanada dos Ministérios. Imagem: Defensoria Pública da União

De acordo com a inspeção da DPU, foram colocadas 12 pessoas em celas com limite para oito. Além disso, a capacidade dos blocos 4 e 6 da Papuda é de 196 presos, naquele momento, já havia 287 no complexo.

Como consta no relatório da Defensoria Pública, as celas onde estão presos os golpistas são compostas por uma pia, um chuveiro com água fria e um vaso sanitário.

O banheiro é exposto e pode ser visto por todos que passam pelo corredor, sem que haja nenhum tipo de privacidade para o detento.

golpistas-presos
O tamanho exato das celas não foi divulgado por "questões de segurança". Imagem: Defensoria Pública da União

A ventilação e luz das celas é "mediana" e só é possível por conta das ventanas no local. Também há camas de concreto e colchões para os presos.

golpistas-prisoes
Relatórios da Denfensoria Pública constatam a superlotação dos blocos 4 e 6 do Complexo da Papuda. Imagem: Defensoria Pública da União

Os bens pessoais dos presos foram incialmente agrupados e colocados em um banheiro desativado do complexo penitenciário. De acordo com a administração da penitenciária, "não havia outro local adequado para guardar o grande volume de objetos".

golpistas-papuda
Um banheiro desativado funciona como depósito dos bens pessoais dos presos. Etiquetas indicam os proprietários de cada item. Imagem: Defensoria Pública da União

Desde o dia 8 de janeiro, a lista de presos pela invasão aos prédios da Esplanada já chegou a figurar mais de mil nomes. Os presos são acusados de associação criminosa e de incitar a animosidade entre as Forças Armadas e Poderes Constitucionais.

Compartilhe  

últimas notícias