Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo Lula

Lula adota plano de Tebet para igualar salário de homens e mulheres; lei inclui punição

Nesta quarta-feira (1), o presidente afirmou que, no dia 8 de março, apresentará definitivamente a nova norma

Tebet apresentou uma proposta que altera a reforma trabalhista, que foi aprovada e será apresentada no dia 8 de março. - Imagem: reprodução I Instagram @simonetebet
Tebet apresentou uma proposta que altera a reforma trabalhista, que foi aprovada e será apresentada no dia 8 de março. - Imagem: reprodução I Instagram @simonetebet

Juliane Moreti Publicado em 01/03/2023, às 15h15


A ministra do Planejamento e Orçamento no governo Lula (PT), Simone Tebet, participou na manhã desta quarta-feira (1) de um café que marca o início do mês de março, pensado para reunir ações voltada às mulheres, citando a alteração da legislação em uma proposta aprovada pelo presidente.

Entre os assuntos, Simone reforçou que, na lei apresentada, para o mesmo cargo, homens e mulheres devem receber valores iguais e, por isso, haverá uma multa maior para os empregadores que distribuem os salários de forma desigual, descumprindo a ordem.

''Nós temos que mudar essa lei da reforma trabalhista para colocar uma multa maior para não valer a pena tratar de forma desigual homens e mulheres. É uma sinalização extremamente positiva'', comentou Simone, de acordo com informações do portal Metrópoles.

Desde as eleições de 2022, quando Simone Tebet disputou o cargo da Presidência da República, já citava que teria como prioridade aprovar um projeto que pudesse igualar o salário de homens e mulheres para o mesmo cargo, penalizando quem não cumprisse a ação.

Agora, como ministra do governo Lula, Simone finalmente apresentou o projeto que tinha em mãos sobre a igualdade salarial, relembrando sobre o assunto no evento desta quarta-feira (1), organizado por Janja e pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Nesta terça-feira (28), o presidente Lula até confirmou sobre o tema, dizendo que aderiu ao projeto apresentado por Simone. ''Finalmente, agora, no Dia das Mulheres, a gente vai apresentar definitivamente a tal da lei que vai garantir que a mulher receba o salário igual ao do homem, se ela exercer a mesma função'', comentou.

Ainda finalizou dizendo que toda vez que alguém procurava essa regra, parecia que ela existe e já era aplicada, entretanto, possui muitas ''nuances e vírgulas, antes do 'de' e depois do 'de', que tudo é feito para a mulher não ter o direito'', disse. Agora, no Dia Internacional das Mulheres, haverá mudança.

Compartilhe  

últimas notícias