Diário de São Paulo
Siga-nos
Projeto de Lei

Boulos protocola PL para desapropriar fabricante de mísseis; entenda

O deputado alega risco de vendas para estrangeiros

O deputado alega risco de vendas para estrangeiros - Imagem: Divulgação
O deputado alega risco de vendas para estrangeiros - Imagem: Divulgação

Gabriela Thier Publicado em 18/07/2024, às 18h10


O pré-candidato a prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), protocolou um projeto de lei nesta quinta-feira (18/7), na Câmara, com o objetivo de  “desapropriar por utilidade pública” a “Avibras Indústria Aeroespacial”, maior empresa privada do segmento de defesa do país.

A justificativa para a PL seria o risco de a empresa ser comprada por compradores estrangeiros, tendo recentemente suas ações negociadas por um grupo australiano.

“A possibilidade de venda da Avibras a empresas estrangeiras pode prejudicar a segurança nacional e a defesa do Estado, bem como a autonomia e a indústria nacionais. Dessa maneira, cabe a este Parlamento agir para indicar uma solução factível ao destino desta empresa nacional tão importante para o nosso País”, explica Boulos.

Desde 2022, a Avibras está envolvida em um processo de recuperação judicial. A dívida da empresa era de cerca de R$600 milhões, a maior parte com o próprio governo. Boulos estima que, nesse cenário, o Governo Federal poderia desapropriar a fabricante de veículos blindados e mísseis por cerca de R$2 bilhões.

Compartilhe  

últimas notícias