Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Quem é o brasileiro que tentou assassinar Cristina Kirchner?

De tatuagens nazistas a antecedentes criminais envolvendo armas, conheça Fernando André Sabag Montiel, preso após tentar matar a a vice-presidente da Argentina

Fernando André Sabag Montiel foi preso após tentar atirar contra Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina - Imagem: reprodução redes sociais
Fernando André Sabag Montiel foi preso após tentar atirar contra Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 02/09/2022, às 14h38


Na noite da última quinta-feira (1) um vídeo que mostra um atentado à vice-presidente da Argentina,Cristina Kirchnercirculou a internet.

Nas gravações é possível ver um homem apontando uma arma em direção ao rosto de Cristina, em frente à residência de Cristina no bairro de Recoleta, na cidade de Buenos Aires.

Segundo informações preliminares do ministro da Segurança, Aníbal Fernández passadas ao jornal El Clarín, o homem responsável pela tentativa de homicídio é um brasileiro de 35 anos, que foi preso pela Polícia Federal.

Além disso, Fernando André Sabag Montiel, que possui antecedentes criminais envolvendo armas, tem registro para trabalhar como motorista de aplicativo no país.

Ele foi acusado, em março de 2021, por contravenção pelo porte de arma não convencional, no bairro de La Paternal, onde possuiria residência.

Conforme informações do documento do brasileiro, Fernando nasceu em São Paulo, mas não é filho de brasileiros. Segundo o Itamaraty, a mãe é argentina e o pai chileno. Ele mora na Argentina desde os seis anos de idade.

Ainda segundo as autoridades argentinas, o brasileiro possui tatuagens com símbolos nazistas.

Em uma das imagens que circulam a internet, Fernando aparece de camisa preta, cabelo com topete, pulseira, vários anéis no dedos e um detalhe que chama atenção: uma tatuagem de um Sol Negro, símbolo nazista.

tatuagem-simbolo-nazista-brasileiro-atentado-cristina
Fernando tem a tatuagem do símbolo nazista em braço / Imagem: reprodução redes sociais

Conforme o jornal La Nación, nas redes sociais, ele se identificava como Fernando ‘Salim’ Montiel e era seguidor de grupos como ‘comunismo satânico’, entre outros ‘ligados ao radicalismo e ao ódio’.

No Instagram, em um perfil com mais de 800 seguidores, Fernando tem fotos com famosos locais. Ele também postou diversas aparições na televisão,sendo a mais recente em uma crítica ao ministro da Economia argentino. Veja:

Veja o momento da tentativa de homicídio:

Repercussão do caso:

Em grande ato contra a violência política, após o atentado contra Cristina Kirchner, cidadãos lotaram a "Plaza de Mayo" em Buenos Aires, na Argentina. O local é um marco da vida política da cidade desde a época colonial. Veja:

Compartilhe  

últimas notícias