Diário de São Paulo
Siga-nos
Política

PF explica como Bolsonaro alterou dados do SUS; saiba detalhes

O esclarecimento foi feito através de um ofício

PF explicou como Bolsonaro fraudou cartão de vacina - Imagem: reprodução Twitter
PF explicou como Bolsonaro fraudou cartão de vacina - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 04/05/2023, às 08h44


Em um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) informou que foi identificado um esquema de suposta fraude no cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo informações do UOL Notícias, o aplicativo ConecteSUS do ex-presidente foi acessado de dentro do Palácio do Planalto por meio de um IP da Presidência da República nos dias 22 e 27 de dezembro de 2022.

Na ocasião, um certificado de vacinação contra a covid-19 foi emitido de forma fraudulenta, contendo três doses de vacina, sendo que os registros de duas delas foram apagados posteriormente.

No dia 30 de dezembro de 2022, foi emitido um novo certificado com apenas uma dose de vacina da Janssen, a partir do celular do ajudante de ordens Mauro Cid.

A suspeita da PF é que o ex-presidente tenha obtido uma "vantagem indevida" a partir da fraude, que poderia beneficiá-lo em situações que exigissem comprovação de vacinação contra a Covid-19.

O e-mail oficial de Cid estava registrado no cadastro do ex-presidente até o dia 22 de dezembro de 2022, quando foi atualizado com o e-mail de Marcelo Costa Camara, então assessor especial do presidente da República, que também foi alvo de busca e apreensão. Bolsonaro viajou para os EUA no final de 2022 e permaneceu lá até março deste ano.

"Os endereços de e-mail utilizados para acessar o sistema "GOV.BR" de Jair Bolsonaro, são de assessores próximos ao ex-presidente da República. Portanto, não se evidenciou qualquer fato suspeito relacionado à utilização indevida do usuário do ex-presidente da República, por terceiros não autorizados, para acessar o aplicativo ConecteSUS.", diz o ofício da Polícia Federal ao STF.

Compartilhe  

últimas notícias