Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Lula promove ações para zerar o desmatamento na Amazônia e reforça conduta dos países sobre energia e clima

A reunião online foi realizada nesta quinta-feira (20), com as principais economias globais

O presidente Lula se reuniu com as principais economias do mundo no Fórum sobre Energia e Clima. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
O presidente Lula se reuniu com as principais economias do mundo no Fórum sobre Energia e Clima. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 20/04/2023, às 17h53


Na manhã desta quinta-feira (20), o presidente do Brasil se reuniu com as principais economias do mundo no Fórum sobre Energia e Clima, em um encontro online organizado pelos Estados Unidos. Entre os tópicos, Lula (PT) reforçou ações para o desenvolvimento do meio ambiente entre os países. 

''Fomos capazes de reduzir o desmatamento da Amazônia em mais de 80% ao longo de uma década, e voltaremos a fazê-lo. Os danos ao meio ambiente causados pelo governo anterior serão revertidos'', comentou o presidente, com o objetivo de zerar o desmatamento até 2030.

''Para tanto, retomamos o Plano de Prevenção do Controle de Desmatamento na Amazônia, que em passado recente foi responsável pela queda recorde na devastação da floresta. Nossa meta é o desmatamento zero'', acrescentou, sobre esse assunto. 

Biden, presidente dos EUA, se manifestou e alegou que pedirá a liberação de US$ 500 milhões para o Fundo Amazônia nos próximos 5 anos, além de doar US$ 1 bilhão para o Fundo Verde para o Clima das Nações Unidas e incentivar os demais líderes globais para a mesma ação. 

Outros países estão em parceria nesse tema, principalmente os que estão na região amazônica, como Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, conforme o portal do governo. Além, disso, foi discutido o auxílio em florestas tropicais de outros continentes. 

''Em agosto, vamos reunir os líderes dos oito países amazônicos, com o objetivo de impulsionar uma nova agenda comum para a Amazônia. Reafirmaremos nossa disposição trabalhar conjuntamente em projetos de maior alcance, que projetam o bioma e promovam seu desenvolvimento sustentável'', comentou o presidente do Brasil.

Lula ressaltou que a matriz energética brasileira é a mais limpa do planeta, porque, com o investimento realizado, 80% da eletricidade do Brasil provém de fontes renováveis. Mesmo assim, novos parques de geração de energia solar e eólica serão construídos. 

Em outro assunto, Lula pediu para que as economias globais cumprissem os acordos de financiamento climático, como desde o início, em 2009, em que a promessa é de 100 bilhões de dólares por ano, que podem ser capazes de reduzir impactos nas mudanças globais do clima

Compartilhe  

últimas notícias