O maior aproveitamento aconteceu principalmente por causa de investimentos

Juliane Moreti Publicado em 30/03/2023, às 14h50
A soma dos resultados das hidrelétricas, parques eólicos e placas fotovoltaicas bateram o recorde no mês de março no Brasil, atingindo o total de 90% de tudo que foi produzido. Neste século, é a primeira vez que esse marco é registrado.
Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em relação ao tempo citado. Entre os motivos da conquista, estão as fortes chuvas sobre os principais reservatórios do país, além dos investimentos maiores para a expansão da energia eólica e solar.
Depois da ação de priorizar mais enegias limpas, a ventania nas regiões e, ainda por cima, o calor, trouxe contribuição para esse resultado. As termelétricas, mais conhecidas, corresponderam somente a 5% da matriz energética, conforme informações do protal G1.
Com certeza, isso impacta no bolso do brasileiro. Por exemplo, em algumas épocas do ano, o país passa por um período de estiagem que resulta em uma crise hidrelétrica. Com isso, a conta de luz registra um aumento.
Mas, agora, a estratégia de expandir a energia solar e eólica podem reduzir os efeitos da crise hidrelétrica, abaixando também a ''vulnerabiliade''. O investimento e as boas fontes fazem com que o Brasil evolua nesse ponto de energia renovável (que não causam poluição pela emissão de substâncias), que, inclusive, ajuda também o meio ambiente.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema