Diário de São Paulo
Siga-nos
Energia limpa

Brasil bate recorde em produção de energia renovável

O maior aproveitamento aconteceu principalmente por causa de investimentos

As energias renováveis atingiram o total de 90% de tudo que foi produzido. - Imagem: reprodução I Site Transresind
As energias renováveis atingiram o total de 90% de tudo que foi produzido. - Imagem: reprodução I Site Transresind

Juliane Moreti Publicado em 30/03/2023, às 14h50


A soma dos resultados das hidrelétricas, parques eólicos e placas fotovoltaicas bateram o recorde no mês de março no Brasil, atingindo o total de 90% de tudo que foi produzido. Neste século, é a primeira vez que esse marco é registrado.

Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em relação ao tempo citado. Entre os motivos da conquista, estão as fortes chuvas sobre os principais reservatórios do país, além dos investimentos maiores para a expansão da energia eólica e solar. 

Depois da ação de priorizar mais enegias limpas, a ventania nas regiões e, ainda por cima, o calor, trouxe contribuição para esse resultado. As termelétricas, mais conhecidas, corresponderam somente a 5% da matriz energética, conforme informações do protal G1

Com certeza, isso impacta no bolso do brasileiro. Por exemplo, em algumas épocas do ano, o país passa por um período de estiagem que resulta em uma crise hidrelétrica. Com isso, a conta de luz registra um aumento. 

Mas, agora, a estratégia de expandir a energia solar e eólica podem reduzir os efeitos da crise hidrelétrica, abaixando também a ''vulnerabiliade''. O investimento e as boas fontes fazem com que o Brasil evolua nesse ponto de energia renovável (que não causam poluição pela emissão de substâncias), que, inclusive, ajuda também o meio ambiente. 

Compartilhe  

últimas notícias